31 MAR 2023
Semed anuncia abertura da seleção de assistentes de alfabetização
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que ontem (30/3), as escolas da Rede Municipal de Educação realizaram a abertura do processo de seleção de assistentes de alfabetização para atuar no Programa Tempo de Aprender.

As inscrições deverão ser efetuadas na própria unidade de ensino e os interessados devem portar em mãos a ficha de inscrição devidamente preenchida e uma cópia da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF),  do comprovante de residência, do diploma ou histórico escolar atualizado, do comprovante de matrícula do Instituto Federal e/ou da Universidade/Faculdade, quando se tratar de graduandos dos cursos de pedagogia e letras e  do comprovante de curso ou de habilidade na área de apoio à docência.

Em caso de o assistente de alfabetização ser selecionado deverá realizar o curso online de Práticas de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender, devendo apresentar o certificado em até no máximo 30 dias após a seleção e a assinatura do termo de adesão e compromisso de voluntário. A partir disso darão início às atividades de 5 horas semanais, durante oito meses, junto às turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O Programa Tempo de Atender, que é do governo federal, tem o objetivo de elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas

A Semed destaca que os assistentes de alfabetização realizarão as atividades de acompanhamento pedagógico, desenvolvidas na sala de aula, sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador. Em casos de dúvidas a secretária disponibiliza o edital do programa a seguir.