27 MAR 2023
Projeto incentiva Inovação e Empreendedorismo nas escolas de ensino médio
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) informa sobre o projeto que leva inovação e empreendedorismo para as escolas de ensino médio de Divinópolis, chamado InovEm.

Este projeto tem como objetivo incentivar o pensamento empreendedor e inovador dentro das escolas, e foi iniciado na Escola Estadual Patronato Bom Pastor dia 6 de março e será finalizado dia 28 de abril.

Heloísa Colares, coordenadora de Inovação, destacou que, um dos objetivos da Semdes é promover e incentivar a inovação. “A inovação é fundamental em qualquer setor e na educação não é diferente. Este é um projeto que visa estimular nossos alunos a solucionares problemas da sociedade de forma inovadora, levando assim, benefícios a toda população”, explicou.

A Thaísa Ribeiro, vice-diretora da Escola Patronato Bom Pastor, destacou que, “a escola é de ensino médio em tempo integral e estávamos em busca de atividades atrativas e diferenciadas que garantissem a permanência dos nossos alunos e que servisse como estímulo para a construção de seus projetos de vida. O Projeto InovEM atendeu a nossa demanda de imediato e superou as expectativas dos professores e alunos”, salientou.

O Projeto trouxe um significado real e prático para os alunos, com aplicação de novas ferramentas tecnológicas em aulas, com a linguagem nova e acessível. Os alunos conseguiram levantar as demandas locais e se viram como protagonistas das ações empreendedoras, para solucionar os problemas levantados por eles mesmos. Outro ponto positivo são as parcerias envolvidas no Projeto, pois inclui a Escola Patronato numa rede de apoio. A capacitação dos professores permite a continuidade do projeto em outras turmas da Escola.

Com o InovEm, os alunos serão capacitados a identificarem problemas, proporem soluções, utilizarem ferramentas para organização pessoal, de grupo e de ideias, além de apresentarem suas ideias de forma clara e organizada. Os professores também serão capacitados para que as ferramentas apresentadas sejam utilizadas em projetos futuros propostos pela escola.

O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis, pelos Agentes Locais de Inovação do Sebrae das modalidades Educação Empreendedora e Ecossistema de Inovação, pela Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) da UFSJ, pelo Grupo de Inovação Tecnológica (Grite) e pelo Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), o programa tem ainda patrocínio da empresa Farmax e da agência de marketing Aerostato Comunicação.