20 MAR 2023
Divinópolis realiza a 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, em parceria com o Governo de Minas, Invest Minas, UNA Divinópolis, Fiemg, CDL, Acid, Sebrae, Agência Regional de Desenvolvimento Novo Oeste, realizará a 3ª edição da Semana de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis.

O evento acontecerá, de 27 a 31 de março, com programação diversa, envolvendo vários temas e discussões sobre o desenvolvimento de políticas locais e regionais, capacitações e oficinas profissionalizantes, ações de bairro, feira da empregabilidade e homenagens.

No primeiro dia, segunda-feira (27/3), o evento será lançado oficialmente na sede da Prefeitura Municipal, às 9h, com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

Neste mesmo dia terá início os cursos de capacitação gratuitos da Universidade UNA, que serão ministrados durante os três dias da semana. Serão temas variados e voltados para o mercado de trabalho, com horário flexível de participação, podendo os interessados participarem optarem pelo matutino ou vespertino. A programação completa destas oficinas, os cursos e as inscrições, estão neste link https://forms.office.com/r/KhuDk4iGbg .

Já na terça-feira (28/3), às 19h, acontece o Acid Conecta 2023. Será uma palestra com o jornalista e economista Luis Artur Nogueira, sobre o “Futuro econômico, desafio e oportunidades”.

Dando continuidade, na quarta-feira dia (29/3), acontecerá uma ação itinerante da Sala do Empreendedor, de 9h às 16h, no Terminal Rodoviário de Divinópolis. Neste dia haverá a prestação de diversos serviços para os microempreendedores individuais (MEIs), como: formalização, alteração e baixa; emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI).

Na quinta-feira (30/3), acontecerá a Feira da Empregabilidade em parceria com a Universidade UNA. Diversas empresas de Divinópolis estarão ofertando suas vagas de trabalho. O evento será presencial e gratuito, e acontecerá de 8h às 16h, na sede da UNA Divinópolis.

No último dia do evento, sexta-feira (31/3), às 9h, será realizado o Fórum de Infraestrutura, com a presença de Ronaldo Barquette, diretor do Invest Minas e representantes do Governo de Minas. Este é um tema importante levantado pela Agência de Regional de Desenvolvimento Novo Oeste, como um dos eixos estratégicos. O fórum acontecerá na sede da Associação Microrregional do Vale do Itapecerica (AMVI).

Por fim, às 15h, na sede da Prefeitura de Divinópolis ocorrerá mais uma edição do prêmio “Orgulho Divinopolitano”, que homenageará empresas que divulgaram investimentos de expansão na cidade, além daqueles que destacam em seus empreendimentos e negócios na geração de emprego, renda e que desenvolvem economicamente a cidade por vários anos.

A Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico foi instituída pela Lei Ordinária nº 8.786, de 14 de dezembro de 2020, de autoria do vereador Eduardo Print Júnior.