16 MAR 2023
Semed realizará a 12° edição da formação Mesa Educadora
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga que, na próxima segunda-feira (20/3), às 19h, será realizada a abertura da 12° edição da formação Mesa Educadora para Primeira Infância. O evento acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O programa, visa aprimorar a qualidade de educação na primeira infância, promovida nas escolas públicas e contribuir para que as crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social, tenham a oportunidade de brincar, aprender, ampliar seu universo cultural, se socializar e construir valores positivos.

A Mesa Educadora, é um espaço institucionalizado pela Secretaria Municipal de Educação, enquanto política de formação que contempla, na sua programação, as diretrizes da rede municipal para a educação infantil.  A carga horária total do curso é de 200 horas distribuídas em aulas quinzenais.

A coordenadora do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), Angelita Oliveira, destacou que todos os profissionais da educação podem participar da formação. “A formação da Mesa Educadora, em 2023, será oferecida para todos os profissionais da Educação Infantil que ainda não participaram desta formação - do porteiro ao diretor da escola, como na visão do grande educador Paulo Freire, que todos que estão envolvidos com a educação são educadores”, pontuou.

A secretária de Educação, Andreia Dimas, ressaltou a importância da Mesa Educadora para a educação infantil. “O atendimento a educação infantil requer um olhar que favoreça a dinâmica da verdadeira expressão da infância e do atendimento as suas necessidades. Neste sentido, a Mesa Educadora vem de encontro ao contexto da ampliação do atendimento a educação infantil vivido pela rede municipal”, comentou.

A Prefeitura realça que Divinópolis é o único município de Minas Gerais contemplado com o programa e já está em sua 12º edição, com mais de 40 instituições que participaram da Formação Mesa Educadora, beneficiando mais de 500 educadores e mais de 5 mil crianças.

O Programa Mesa Educadora foi lançado na cidade de Porto Alegre (RS) no ano de 2003, numa iniciativa conjunta da representação das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco – Banco Mundial, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a empresa Gerdau.