10 MAR 2023
Semed realiza reunião sobre objetivos do “Projeto Olhares”

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Divinópolis (Semed), informa que foi realizado hoje (10/3), uma reunião com os diretores das unidades escolares de atendimento a educação infantil e educação fundamental sobre o “Projeto Olhares”. O encontro contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida e da secretária de Educação, Andreia Dimas.

Na abertura da reunião, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, fez uma importante explanação o papel da liderança feminina. “Sabemos que a maioria das diretoras das unidades escolares são mulheres e isso é muito importante para valorizar esse papel da liderança feminina. É fundamental que tenhamos, cada vez mais mulheres nos papéis de liderança na construção da vida pública”, destacou.

A reunião visou destacar os principais objetivos do projeto, além de ressaltar a importância do mesmo enquanto política pública de implementação da Lei Federal n.º 13.935/2019, que estabelece que as redes públicas de educação básica deverão contar com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.

Durante o encontro, os diretores puderam conhecer os profissionais da assistência social e da psicologia que atuarão diretamente nas unidades de ensino. No decorrer da reunião, também foi esclarecido aos diretores as atribuições da equipe do “Projeto Olhares”, que tem como base a atuação institucional nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

A secretária de Educação, Andreia Dimas, comentou sobre a implementação da Lei Federal. “A implementação da lei vai além de uma imposição legal. É o reconhecimento de que o serviço de assistência social e de psicologia são pertinentes ao contexto escolar. A educação avança por meio de políticas públicas e neste sentido o Projeto Olhares vem contribuir para a legitimidade de uma política intersetorial necessária”, afirmou.