03 MAR 2023
PREFEITO
Prefeito se reúne com presidência da Copasa em busca de solução para a falta de água
A Prefeitura de Divinópolis, através do Gabinete do Prefeito, informa que foi realizada uma reunião para tratar de medidas emergências em busca de uma solução para a questão da frequente falta de água no município. O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, se reuniu com o presidente da Copasa, Guilherme Augusto. O encontro aconteceu na sede da companhia em Belo Horizonte, na quarta-feira (1/3).

Representando a Prefeitura de Divinópolis, também estiveram presentes o controlador Geral do Município, Diogo Vieira; o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, Fernando Henrique; e o secretário de Operações e Serviços Urbanos, Gustavo Mendes. A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual, Eduardo Azevedo; do representante da Secretaria Estadual de Governo, Júlio Feres; e do Diretor de Operações da Copasa, Guilherme Frasson.

Na oportunidade, o prefeito Gleidson reforçou que, independente do processo judicial de retirada da Copasa do município, é fundamental que a empresa cumpra com suas obrigações. “Nunca vamos deixar de cobrar da empresa soluções para conter o desabastecimento de água. É necessário que o presidente da Copasa faça um compromisso com toda a população divinopolitana”, declarou.

Gustavo Mendes, secretário de Operações Serviços Urbanos, destaca que a Semsur esteve presente para cobrar soluções para a questão do desabastecimento. “Já colocamos seis caminhões, o dia todo, à disposição para fazer essas operações e levar água onde está faltando. Levar água para estas pessoas que estão sendo prejudicadas.  Vemos que tem famílias com muitas dificuldades em razão da falta de água, com crianças, recém-nascidos, idosos acamados, doentes e isso não pode ficar assim”, analisou.

O presidente da Copasa, Guilherme Augusto, pediu desculpas a toda população pelo ocorrido nos últimos dias e agradeceu as ações tomadas pela Prefeitura para amenizar o desabastecimento de água. “Lamentamos muito pelo ocorrido e agradecemos às ações tomadas voluntariamente pela Prefeitura para atender a população no momento de desabastecimento. Sabemos que o transtorno causado é de responsabilidade exclusiva da Copasa”, afirmou.

Noutro vértice, o Controlador-geral do Município, Diôgo Vieira, considerou que “independentemente do processo judicial que tramita na Comarca de Divinópolis, em que se discute a nulidade do Contrato, a Copasa, em razão das modulações dos efeitos da decisão administrativa, deverá executar os serviços garantindo a continuidade e a segurança do abastecimento de água e do esgotamento sanitário do Município”, tendo o representante da Copasa garantido que a questão jurídica “não afeta a qualidade e a continuidade da prestação dos serviços”.

No mais, foi pontuado que o Município de Divinópolis, paralelamente à discussão jurídica, iniciou procedimento licitatório, visando a contratação de empresa de engenharia, com capacidade técnica, para a elaboração do diagnóstico e prognóstico do atual sistema de saneamento existente, objetivando a concessão dos serviços por concorrência a outras empresas interessadas.

Ao final da reunião, o presidente da Copasa, Guilherme Augusto, firmou o compromisso de realizar a construção de uma adutora que vai ligar três poços a um reservatório, dando maior capacidade de amortecimento para eventualidades futuras. Outra questão é que, em até 120 dias, a empresa realizará substituições de redes e outras melhorias que ampliem a capacidade de abastecimento no município.