A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga, junto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou hoje (16/2) uma Blitz Educativa de Carnaval no Posto 7.
A ação aconteceu nas imediações da ESF Ipiranga, com distribuição de mais de 600 folhetos informativos, com orientações a respeito das festas de Carnaval, além da entrega de 576 preservativos. A população também teve a oportunidade de realizar testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. Além da entrega de materiais, foram divulgados nos folhetos contatos úteis e importantes, caso aconteça algum imprevisto durante os festejos.
O objetivo da campanha, além de levar orientações sobre os cuidados durante o Carnaval, foi de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de abordagens agressivas, assédio, intimidações, violência contra a mulher, trabalho infantil, especialmente nesta época do ano, em que aumentam significativamente os casos de violência sexual contra a mulher, criança e adolescente.
O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, destaca a ação. “Ações consolidadas com parcerias de instituições locais, de modo a conscientizar a população sobre a prevenção em saúde e autocuidado, são muito importantes. É possível se divertir no Carnaval sem deixar de se cuidar. A ESF Ipiranga valoriza muito as parcerias que promovem saúde, informações, direita e valores sociais e humanos”, afirmou.
De acordo com o analista de marketing, Breno Cardoso, é muito positivo fazer parte da ação. “Para nós da Rede Soberano é uma grande satisfação poder contribuir de alguma forma com ações como esta, que tem como objetivo promover a conscientização de todos com relação aos cuidados com a saúde”, destacou.
A gerente do Creas, Adriana Eva, ressalta a importância da ação. “O Creas vem aproveitar o período do carnaval para reforçar o combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, além de conscientizar a população e disseminar o maior número de informações, a fim de orientar os motoristas e pedestres a respeito dos cuidados necessários”, comentou.
A referência técnica de uso da Atenção Primária à Saúde (APS), Vilânia Cristina, destaca os motivos da ação. “A incidência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é um problema de saúde pública mundial, é por isso que é tão importante falar sobre a prevenção em diversos ambientes, além de informar, tirar dúvidas e incentivar a prevenção”, ressaltou.
Também estiveram presentes na blitz: as agentes comunitárias de saúde, Emanuele Cristina, Gabrielle Cançado e Joice Marcilene; as auxiliares de consultório dentário Verônica Pereira e Geovania Teixeira; as dentistas Lidiane Claudiano e Patrícia de Sá; a técnica de enfermagem Lidiane Corrêa; a assistente social, Camila Ramos; a estagiária Maria Eduarda Vaz. Na parte da tarde, Daniela Ribeiro e Andrea Cristovam, ambas assistentes sociais e a estagiária Ana Paula.
A Semas lembra que para denunciar qualquer violação de direitos contra a mulher, basta discar 180, na Central de Atendimento à Mulher. Para denúncias de violência contra a criança ou adolescente, contate o Conselho Tutelar ou o Disque 100.