A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou ontem (14/2) uma visita técnica na Unidade de Acolhimento Adulto (UAA).
O objetivo da visita foi conhecer e criar vínculos com a rede de atenção psicossocial Álcool e drogas. Além de firmar e compreender cada vez mais sobre os serviços da rede. A UAA é um serviço de saúde de caráter residencial transitório destinado aos usuários de álcool e/ou outras drogas, de base territorial, que segue a lógica da atenção psicossocial, considerando a subjetividade e o contexto de cada usuário que possibilita mudanças nas formas de relação entre a comunidade e os usuários de substâncias psicoativas.
Sendo um serviço residencial, a UAA visa ser um espaço projetado para acolhimento, hospitalidade e convivência. Vale destacar que a possibilidade de habitar e o enriquecimento das redes sociais são eixos centrais na proposição de reabilitação como cidadania.
Graziela Severo, técnica de Políticas Sobre Drogas, fala sobre a relevância da visita. “Este é um momento de extrema importância de aproximação com os serviços existentes na rede, pois, se faz necessário pensar em estratégias que garantam o cuidado no território e a redução de danos como direção desse cuidado”, pontua.
Também estiveram presentes na visita: Denise Nicolau, técnica de Referência da Proteção Social Especial e Alta Complexidade; João Carlos, educador social da Abordagem Social; Larissa Gabrielle, estagiária de Serviço Social.