A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) - Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), realizou na manhã de ontem (14/2), um treinamento sobre segurança do trabalho e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI).
Desta vez, a entrega foi realizada aos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas (Seplam) que prestam serviço em campo. O evento foi conduzido pela diretora de administração Syulla Rocha e os técnicos de segurança do trabalho, Cyro Máximo e Anderson Marques.
Antes da entrega dos materiais, foi realizada uma palestra reforçando a importância do uso desses equipamentos para evitar os acidentes diários de trabalho em campo. Os EPI’s são utilizados para proteção de cabeça, mãos, braços, pernas e pés, além de proteger contra quedas. Ao todo, foram entregues 30 equipamentos para os servidores, sendo 12 botinas, 9 capacetes e 9 óculos.
O técnico de segurança do trabalho, Anderson Marques falou sobre os tipos de acidentes que acontecem e a necessidade do uso correto dos materiais de proteção. “É importante falar sobre os tipos de acidentes que acontecem. O acidente típico que ocorre durante o trabalho, o acidente de trajeto que acontece ida e volta e os acidentes atípicos são os que causam doenças ocupacionais e profissionais. Além dos quase incidentes e incidentes que é quando o funcionário não sofre acidente, mas correu perigo em determinado momento”, explicou.
O técnico de segurança do trabalho, Cyro Máximo, explicou sobre a importância desse material para os servidores: “O EPI é a proteção do trabalhador. Por isso, nessas áreas de atuação na construção civil, onde a fiscalização da Prefeitura fica exposta a queda de materiais, vergalhões e também atuando na segurança do trabalhador de acordo com a norma técnica, a distribuição desses EPI’s é fundamental”, comentou.
A diretora administrativa da Semad, Syulla Rocha, fala sobre a distribuição dos equipamentos para servidores que realizam trabalho de campo. “Neste ano, é a segunda vez que realizamos o treinamento e a entrega de EPI's para servidores que precisam dessa proteção. A Prefeitura busca, cada vez, mais investir em EPI´s, garantindo o uso de forma correta, constantemente fiscalizado, a fim de mitigar as condições de risco para os nossos servidores”, enfatizou.