A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou hoje (14/2), a abertura da exposição “Carnaval: Tanto riso, quanto saudade” no espaço Flávia Mourão, no Centro Administrativo. A mostra ficará disponível para visitação, nos dias úteis, das 8h às 18h, até o dia 28 de fevereiro.
A exibição tem o intuito de homenagear a história do carnaval de Divinópolis e toda sua tradição, além de prestigiar um casal que muito contribuiu para a manutenção dos festejos de momo na cidade. O casal com 100 anos de amor, alegria e cultura na ponta dos pés, Dona Oralda e Nonô, tiveram grande participação em promover todo esse festejo, participando ativamente desde o princípio.
Foi disponibilizada uma mostra com diversas fantasias de carnaval, além de contar com imagens que narram mais sobre a história do carnaval em Divinópolis, que começou em 1916, antes mesmo que a cidade se tornasse um Município. O evento foi marcado pela apresentação musical do grupo “Tio lé”, contando com seu repertório contagiante, ritmo e a alegria da alma do carnaval.
Diniz Borges, secretário de Cultura, destacou a história de amor do casal carnavalesco. “Nós estamos homenageando nesta exposição a dona Oralda, que está completando 100 anos, agora em dezembro e o Nono que, se estivesse vivo, completaria em maio. Eles participaram efetivamente, unindo diversas trajetórias”, pontuou.
Além disso, Diniz Borges, fala sobre o orgulho de presenciar o evento do pré-carnaval do Divino. “O carnaval, para nós, divinopolitanos, é muito importante. No último sábado tivemos uma manifestação desse espírito, muita alegria e organização no Pré-carnaval do Divino. Foi possível presenciar uma tarde contagiante. Devemos lembrar que a história é para curtir e ser vivida”, afirmou.
Thiago Nunes, secretário de Administração, afirmou que o sentimento de aproveitar o carnaval está mais vivo após a pandemia. “É com muita alegria que recebemos essa exposição no Centro Administrativo. O povo brasileiro gosta do carnaval e já estávamos com saudade. Após os tempos de pandemia, acredito que todos estão com a alma lavada e eufórica para chegar nesse carnaval. É com alegria que vamos viver essa data, o sábado foi um dia que ficou para a história, agradecemos a gestão por proporcionar a magia para as famílias. Fica aberto o convite para que todos possam conhecer a exposição", enfatizou.
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, agradeceu ao apoio e ressaltou a importância de ampliar a cultura. “Carnaval é cultura e história. Podemos comemorar agora, depois da pandemia, principalmente as pessoas mais humildes que não tem condições às vezes de pagar uma festa. Você pode ir a um carnaval de rua igual o que aconteceu em nossa cidade, e esse é o objetivo da gestão, proporcionar momentos leves para todo divinopolitano”, realçou.
Augusto Fidelis, cerimonialista, conta sua trajetória e participação na história do carnaval em Divinópolis. “Em 1976 cheguei a Divinópolis, e em 1977 tive minha primeira participação no Carnaval. Aqui me senti fazendo parte de algo maior. Ver esse espírito se renovando é gratificante!”, finalizou.
Acesse a Galeria de Fotos deste evento neste link http://acesse.one/7B1da