A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Vigilância em Saúde Ambiental, anuncia que será realizado um mutirão de limpeza no próximo sábado (11/2), no bairro Santa Rosa. O local foi escolhido diante do aumento do número de notificações de dengue nos últimos dias.
O objetivo da atividade é retirar objetos que possam servir como reservatórios de água e assim diminuir o risco de focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A ação no Santa Rosa faz parte de uma programação que teve início no último sábado (4/2), com a realização de uma nova aplicação de fumacê em todos os quarteirões do bairro. Em seguida, de segunda-feira (6/2) a ontem (8/2), a Vigilância Ambiental priorizou a tentativa de recuperação de vistorias nos imóveis fechados.
Dando continuidade ao planejamento, durante o dia de hoje (9/2) e amanhã (10/2), a Semusa executará uma panfletagem no bairro para alertar a população local sobre o mutirão que ocorrerá no sábado.
A Semusa destaca que as atividades estão ocorrendo no Santa Rosa devido aos números do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, ter informado que a região Sudeste da cidade, onde se encontra o bairro, está ultrapassando o índice de “Alto Risco de Epidemia” de dengue que é de 4%, apresentando um índice de infestação de 8,7%. Além disso, o bairro foi o que apresentou mais casos da doença nas últimas semanas, sendo mais que o triplo do segundo colocado.