09 FEV 2023
LAZER
Semusa informa sobre cuidados de saúde durante o Pré-Carnaval do Divino
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre os cuidados que os foliões devem tomar durante o “Pré-carnaval do Divino 2023”, para que tudo ocorra bem e todos possam aproveitar a festa.

1. Hidrate-se
Beba bastante água, principalmente, se for ingerir bebidas alcóolicas, pois o álcool gera uma grande eliminação de líquidos no corpo, causando desidratação. Além disso, devido ao calor, o corpo tende a perder mais líquidos e sais minerais, assim, o consumo de água auxilia no bom regulamento do organismo. Água de coco também é uma ótima fonte de hidratação.

2. Use protetor solar
O produto protege contra câncer de pele, queimaduras e envelhecimento prematuro da pele. E, neste calor, é indispensável o uso de protetor para curtir a festa com mais segurança e conforto. É indicado também o uso de chapéus e bonés para a proteção da cabeça e couro cabeludo.

3. Fique atento com possíveis sinais de desidratação
Se você estiver sentindo boca seca, dores de cabeça, sono ou cansaço excessivo, tontura ou sensação de tontura, confusão, pele seca, urina reduzida e mais escura que o usual, procure um profissional da saúde.

4. Proteja-se
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estará distribuindo preservativos e disponibilizará testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É muito importante que todos previnam-se para evitar o HIV, sífilis, hepatites virais, entre várias outras doenças, além de uma gravidez indesejada.

5. Utilize os banheiros químicos para as necessidades
Não faça suas necessidades nas ruas, portas de casas e estabelecimentos. Além de ser desagradável para as pessoas ao redor, os dejetos causam mau cheiro para os moradores da região.

6. Não aceite bebidas e alimentos de desconhecidos
Não compre produtos caso a embalagem esteja amassada, com lacre violado e, principalmente, sem o lacre. Fique atento se o vendedor está devidamente credenciado para vender. Não aceite bebidas de desconhecidos.

7. Não exagere com as bebidas
O consumo excessivo de bebidas alcóolicas pode causar fortes danos na saúde, como problemas cardiovasculares, diminuição da imunidade, distúrbios emocionais, perda da concentração, alterações cerebrais, entre vários outros. Então, tome cuidado ao ingerir bebidas alcóolicas e não exagere!

8. Coma alimentos saudáveis
Evite comer frituras e alimentos gordurosos, para que possa aproveitar a festa com mais segurança e tranquilidade. Além disso, frutas são ótimas opções para quem quer se manter hidratado e saudável.

9 - Posto Médico – Para uma maior segurança do Pré-carnaval um Posto Médico será montado na Uemg, dispondo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância de Suporte Avançado do Samu, com médico, enfermeiro, socorrista e condutor.

A Semusa orienta que todos os foliões aproveitem bastante a festa, com cuidado e segurança. Que sigam as dicas de saúde e ajude uns aos outros para um dia de muita alegria e diversão!

O Pré-Carnaval do Divino 2023 tem como patrocinadores: Cemig, Sales, Governo de Minas, Supermercados ABC, Sunless, Plasdil e Sicoob Divicred. Obrigada por acreditaram e apoiaram o evento.