03 FEV 2023
Semed realiza reunião com Corpo de Bombeiros para alinhamento de capacitação
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que ontem (2/2), foi realizada uma reunião entre representantes da instituição e do Corpo de Bombeiros, para alinhamento de capacitação de brigadistas. Esteve presente a secretária de Educação, secretária Andreia Dimas e a equipe técnica de engenharia da Semed.

A reunião teve o objetivo de alinhar a organização e execução do curso de capacitação de brigadistas para profissionais da rede municipal de ensino. O curso será destinado para os profissionais em atuação na educação infantil e no ensino fundamental, assim cumprindo as exigências previstas em lei, atendendo cerca de 80% dos profissionais que atuam na educação infantil e cerca de 30% do ensino fundamental.

Durante a reunião com a secretária Andreia Dimas, a Major Tenente Coronel Amanda Cristina Miranda destacou a importância da capacitação entre os profissionais e esclareceu que a formação de brigadistas, apesar de diferenciar da formação exigida pela Lei Lucas, além das técnicas de primeiros socorros, oferece também no conteúdo aplicado, instruções de combate ao incêndio, oportunizando aos profissionais uma bagagem segura para atuar no controle e na prevenção de acidentes.

O curso será realizado no Centro de Treinamentos do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de MG e terá início após o carnaval, seguindo um cronograma estabelecido pela agenda do Corpo de Bombeiros, contemplando todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

A engenheira civil da equipe da Semed, Emily Garcia Camargos, destacou sua alegria com o projeto e a importância dele. “Como engenheira, fico muito feliz em participar desse projeto de regularização das escolas do município, visto a importância que um projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico impacta diretamente na proteção da vida dos alunos, professores e ocupantes presentes nas escolas. O projeto visa determinar todas as medidas de segurança que uma escola deve possuir, fornecendo soluções eficazes que visem a proteção contra a ocorrência de incêndios com a instalação de equipamentos e a capacitação dos brigadistas”, afirmou.