28 DEZ 2022
Semusa triplica atividades de promoção à saúde nas UAPS do município em 2022
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga balanço de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças. As ações ocorrem para participantes das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

As atividades fazem parte da Política Estadual de Promoção da Saúde e incluem práticas corporais e atividades físicas. As ações têm como objetivo: estimular a percepção corporal; melhorar a qualidade de vida; promover a saúde; prevenir agravos e doenças; e contribuir para a integração social e vínculo dos participantes com o serviço de saúde.

A Diretoria da Atenção Primária à Saúde identificou as UAPS que não possuíam atividades físicas e práticas corporais ativas e promoveu a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e fisioterapeutas para a implementação das atividades, que incluem Práticas Integrativas e Complementares.

Com isso, os números de ações triplicaram. Em 2021 foram ofertados 386 atividades  a 5.981 participantes, já em 2022 as UAPS ofertaram 1.772 atividades coletivas de práticas corporais e atividades físicas, e foram beneficiados 21.513 participantes.

Para o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, a Semusa reforça o compromisso de incentivar as atividades físicas e corporais para a população. “A gestão assume o compromisso de promover e incentivar o desenvolvimento de ações que favoreçam a adoção de um estilo de vida saudável. A prática de regular de atividade física é fator de proteção para doenças crônicas, minimiza impactos na saúde mental e contribui na qualidade do sono”, disse.

Para a referência técnica em Promoção da Saúde, Jéssica Eliane Pedrosa, são diversos os benefícios das atividades. “As atividades coletivas têm alcançado resultados positivos para os usuários. Falo isso, no que diz respeito aos cuidados com o corpo e a saúde, além disso, as ações promovem acolhimento e integração social”, comentou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024