A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, neste mês de dezembro, um treinamento com os responsáveis da cozinha, da Residência Inclusiva. A capacitação foi promovida pela Atenção Primária à Saúde (APS).
A ação teve como objetivo orientar os trabalhadores quanto ao aproveitamento integral dos alimentos, o armazenamento, congelamento, boas práticas e variações de cardápio. Além disso, um dos objetivos das atividades, era informar os profissionais a respeito da importância da discussão deste tema.
A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Cláudia Rodrigues de Oliveira Melo, que conduziu o treinamento, enfatizou a importância de capacitação das equipes. "O treinamento é a ferramenta mestre para o bom preparo desde o recebimento da matéria prima até a entrega da refeição finalizada. Os ganhos são inúmeros, desde economia, diversidade de preparos, segurança alimentar, métodos de armazenamento e tranquilidade para a equipe”, destacou.
A Semusa informa que o aproveitamento dos alimentos contribui para a saúde e meio ambiente. Além do combate ao desperdício de alimentos, utilizar partes de itens que seriam jogados fora, como sementes, folhas e cascas, eleva o valor nutritivo das refeições, contribui para o meio ambiente e ainda é benéfico para as finanças pessoais e/ou de instituições.