22 DEZ 2022
SAÚDE
Semusa realiza ação de vacinação no Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (Cecon)
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Central de Imunização, promoveu nos dias 16 e 19 de dezembro, uma ação de vacinação no Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (Cecon).

A vacinação faz parte da estratégia de ampliação temporária da campanha contra a meningite C. A campanha contempla a população geral de 16 a 30 anos, trabalhadores de saúde,  estudantes e professores do ensino superior ou técnico, além de profissionais de apoio.

Foram vacinados centenas de usuários, e a ação oportunizou a atualização das doses de covid-19 atrasadas ou esquemas primários incompletos. Ao todo, foram aplicadas 726 doses, sendo 399 contra a meningite C e 327 de reforço da Covid-19.

O coordenador da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, aponta as vantagens que esse tipo de estratégia de vacinação acarreta. “Realizar a vacinação desse público in loco, ocasiona em resultados muito positivos, como foi em outras instituições de ensino. Afinal, a rotina das atividades, conciliando trabalho e vida estudantil acaba dificultando o acesso as unidades de saúde nos horários de vacinação convencional”, declarou.

As vacinas de combate à doença estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município de 8h às 16h. As unidades de saúde dos bairros Planalto, Tietê, Ermida, Sagrada Família e Belvedere também ofertará a vacina em período noturno, das 18h às 21h.

Sobre a meningite C

A meningite é provocada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e as complicações podem levar o indivíduo a ter sequelas neurológicas ou ao óbito. Dentre os vários tipos de meningite, a meningite meningocócica chama atenção por ser um dos tipos mais severos e letais da doença. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias, ou seja, de pessoa para pessoa, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.