05 DEZ 2022
Cresst realiza ações de promoção à saúde para os servidores da Prefeitura
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), divulga as ações realizadas pelo Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) no Pátio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) e na Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans).

As ações foram realizadas durante todo o mês de novembro, com objetivo consolidar a presença do Cresst nos locais de trabalho e promover saúde para o público masculino em menção ao mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.  Dentre as atividades realizadas, o Cresst contou com a participação da Settrans, Semsur, em parceria com o Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas) e Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).

A temática abordada pela Settrans, discutiu de forma coletiva sobre a comunicação assertiva essencial para o desempenho do trabalho e o empoderamento das equipes para criação de rotinas que a tornem eficiente. O setor de psicologia do Cresst, construiu estratégias voltadas para a interação e a escuta como práticas importantes a serem aplicadas no cotidiano laboral.

Além da coleta de material para análise do Antigénio Específico da Próstata (PSA), dos participantes para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, na oportunidade, os servidores lotados nas secretarias, também puderam coletar seus exames periódicos com o objetivo de monitoramento da saúde. Nesse momento, os servidores tiveram a presença do doutor Antônio de Pádua Silva, médico do Cresst e receberam esclarecimentos acerca de dúvidas relacionadas à saúde em geral.

O Cresst teve como parceiro o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram), que ofereceu um coffee-break e brindes para sorteio entre os servidores durante toda a programação.

Inara Tavares, coordenadora do Cresst, considera como positiva e essencial a presença do setor em ações dessa natureza. “O Cresst não tem medido esforços para que os servidores se beneficiem de ações de caráter informativo e preventivo. Nosso objetivo é levar qualidade de vida e saúde para o trabalhador, tendo como missão construir programas contínuos que garantam o bem estar no trabalho”, comentou.