02 DEZ 2022
SAÚDE
Projeto do Sersam que permite usuários acessar trabalho e renda é aprovado no Fórum
A Prefeitura de Divinópolis, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por parte do Serviço de Saúde Mental (Sersam), recebeu a aprovação do projeto Oficina de Marcenaria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) no Edital nº 01/2022 da Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis. A apresentação do resultado da seleção dos projetos foi realizada ontem (1/12), no Salão do Júri do Fórum.

A reunião contou com Francisco Corrêa, juiz titular da Vara de Execuções Penais, Marco Aurélio de Carvalho, promotor de justiça atuante na vara, e representantes das entidades contempladas.

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo Sersam e tem o custo total de R$ 47.367,90. Os recursos financeiros foram aprovados para implementar, equipar e executar a oficina de marcenaria no Caps AD para gerar vínculo e resgatar a cidadania, a socialização, a autonomia e a autoestima e empoderar os usuários da comunidade.

O objetivo é oferecer formação em marcenaria por meio de atividade terapêutica baseada no processo de tratamento, gerando renda pela venda de produtos da oficina revertida aos participantes e ao serviço. A aprendizagem caracteriza a possiblidade de inserção dos participantes no mundo do trabalho, que criará condições para a inclusão social e a cidadania.

Projeto

A oficina de marcenaria produzirá brinquedos pedagógicos que permitam às pessoas com sofrimento mental incorporar-se à vida social pelo trabalho. Os usuários participantes deverão estudar a madeira, conhecer as ferramentas e o material que pode ser empregado no trabalho com madeira, desenvolver noções de construção e trabalhar noções de aproveitamento, reaproveitamento e ressignificação de material descartado ‒ retalhos de madeira.

Período de execução do projeto e etapas em 2023:
Etapa 1 – Capacitação do núcleo primário de participantes – janeiro a março
Etapa 2 – Divulgação e captação de participantes – março
Etapa 3 – Construção dos produtos com os usuários, profissional técnico e/ou oficineiro - abril a outubro
Etapa 4 – Exposição e venda dos produtos - abril a outubro

Os Caps oferecem cuidados e proteção à saúde a pacientes e famílias em momentos de crise e maior gravidade. Também oferecem recursos para a construção de cidadania, buscando a recuperação e a reinserção social. Muitos dos pacientes encontram-se em situação de severa exclusão social, com laços familiares fragilizados ou rompidos, vivem nas ruas e em condições de extrema pobreza.