01 DEZ 2022
SOCIAL
Projeto da Semas para promoção da integração no mercado de trabalho é aprovado no Fórum
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu a aprovação de projeto no Edital nº 01/2022 da Vara de Execuções Penais da Comarca de Divinópolis. A apresentação do resultado da seleção dos projetos foi realizada hoje (1/12), no Salão do Júri do Fórum.

A reunião contou com Francisco Corrêa, juiz titular da Vara de Execuções Penais, Marco Aurélio de Carvalho, promotor de justiça atuante na vara, e representantes das entidades contempladas. Luciana Maria de Araújo e Leonardo Gomes estiveram presentes em representação da Semas.

A iniciativa é uma das ações que a Semas desenvolve desde 2021 para dar materialidade à promoção da integração no mercado de trabalho dos usuários da Política Municipal de Assistência Social.

A iniciativa tem como objetivo promover o acesso de adolescentes e mulheres em condição de vulnerabilidade ou risco social a percursos formativos, proporcionando melhores condições de inserção no mercado de trabalho, redução de índices de violência e a criação de espaços efetivos de integração social e educacional.

O projeto atenderá até 285 pessoas entre dois públicos:

I - Adolescentes com idade de 15 a 17 anos residentes no município, oriundos de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade ou risco social, prioritariamente:
  • adolescentes egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços a comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA);
  • adolescentes cujas famílias sejam beneficiárias de programas de transferência de renda;
  • adolescentes em situação de acolhimento institucional;
  • adolescentes egressos do trabalho infantil.

II – Mulheres com idade de 25 a 49 anos cadastradas no CadÚnico para programas sociais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, prioritariamente:

• beneficiárias do programa Auxílio Brasil;
  • participantes de grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), oferecido pelos centros de referência da assistência social (Cras).

Entre os percursos formativos que serão oferecidos, estão:
  • Técnicas de Manicure e Pedicure
  • Design de Sobrancelha e Aplicação de Henna