29 NOV 2022
TRÂNSITO
Defesa Civil e Settrans participam de simulação de operação junto ao Corpo de Bombeiros
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), junto a Defesa Civil, o SAMU e o 10º Batalhão de Bombeiros Militar, realizou na manhã desta terça-feira (29/11), um simulado de salvamento de pessoa em situação de afogamento.

A atividade foi realizada em decorrência do Plano Operacional do Período Chuvoso 2022/2023, onde foi efetuada a interdição da ponte Noé Bueno, que liga os bairros Esplanada e Antônio Fonseca, para a simulação de salvamento no Rio Itapecerica.

Para efetuar a ação, foi considerado que hipoteticamente na cidade havia ocorrido um grande volume de chuva o que ocasionou o aumento no nível do rio, com isso houve uma vítima que caiu no rio e foi levada pela correnteza. Assim todos os órgãos de proteção e defesa civil de Divinópolis foram acionados para que juntos pudessem realizar este atendimento simulado de salvamento desta vítima.

Para a realização, a equipe da Settrans efetuou a interdição do local e em seguida, o Corpo de Bombeiros juntamente com a Policia Militar, Defesa Civil e o SAMU simularam a identificação do local, retirada da vítima da água, os primeiros atendimentos e condução para a UPA.

O objetivo foi treinar o efetivo operacional para ações de resposta em casos de ocorrências envolvendo riscos hidrológicos, bem como disseminar socialmente a cultura preventiva, especialmente às pessoas mais expostas a situações de vulnerabilidade. Além de promover a preparação, a percepção de riscos e o reconhecimento de alertas e alarmes em áreas de risco e demonstrar a forma de coordenação, distribuição de efetivos, recursos logísticos e adoção das melhores técnicas e táticas a serem empregadas em ocorrências no Rio Itapecerica.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Brenda da Cruz Camargos, esta ação é de extrema importância pois visa uma boa atuação conjunta de órgãos de proteção civil. “Esses simulados são criados para analisar a ação destes órgãos durante uma ocorrência, com o objetivo de sempre buscar vivenciar situações e ocorrências diferentes para que posteriormente seja feita uma análise do trabalho executado e com isso, buscar a melhor forma de atuação e agilidade no atendimento à população. Sendo esse simulado muito importante na preparação para o período chuvoso, na qual podemos nos deparar com tal ocorrência”, exaltou.

Segundo o Cap BM Quadros, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar em Divinópolis, a importância do treinamento do simulado é de principalmente interação entre as equipes de proteção e defesa civil na gestão de risco de desastre, para trabalhar de uma forma conjunta. “É a maneira de fazer com que os órgãos de segurança como Bombeiros, Polícia Militar , SAMU, Prefeitura Municipal através da Defesa Civil e da Settrans, trabalhem em conjunto, nos preparando para os atendimentos, principalmente no período chuvoso”, finalizou.

O simulado aconteceu de maneira efetiva e todos os objetivos foram atendidos. Todo o trabalho foi realizado de maneira integrada. Essa foi mais uma ação que demostra que a Defesa Civil somos todos nós! No município de Divinópolis todos os órgãos estão trabalhando em conjunto, se preparando para que sempre realizem um melhor atendimento à população divinopolitana.