29 NOV 2022
Prefeitura receberá certificado do Ministério da Saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o município obteve a certificação referente a eliminação na transmissão vertical do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), após auditoria realizada pelo Ministério da Saúde.

No caso de um tratamento inadequado, o vírus é transmitido verticalmente, quando passa da mãe para o bebê durante o período gestacional, no parto ou na amamentação. Sendo assim, o município não tem medido esforços em ações de vigilância, preservação e controle da transmissão vertical do HIV.

Uma das ações para diminuir a transmissão que vale ressaltar é o fato de que todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município realizam a testagem rápida para o diagnóstico de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A certificação aponta a qualidade dos programas e serviços de saúde, da vigilância epidemiológica, do laboratório, através da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança, e de questões relativas ao respeito aos direitos humanos, igualdade de gênero e a participação da comunidade. Para receber a certificação, o município teve que atender a critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos dias 8 e 9 de novembro, Divinópolis recebeu a visita de alguns representantes do Ministério de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais como parte do processo de certificação.

Anna Gabryela Duarte, referência técnica em saúde da criança na Atenção Primária falou sobre a importância do prêmio. “É com muito carinho que recebemos a certificação, ele é de extrema importância para nós, pois dá a certeza que estamos no caminho certo.”, declarou.

O secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, destaca o esforço da cidade para a obtenção do certificado e a motivação que ele traz. “Essa certificação reflete o constante empenho da equipe do SAE, do CEMAS e da Atenção Primária, em buscar um SUS cada dia mais integral para população de Divinópolis, temos ainda grandes desafios mas esse reconhecimento pelo órgão máximo de saúde no país nos da motivação para seguirmos firmes nos objetivos de melhorar a cada dia”, relatou.

A equipe representando o município participará de solenidade no Ministério da Saúde para recebimento do Selo Ouro de certificação no próximo dia 07 de dezembro em Brasília- DF.