24 NOV 2022
Servidores participam de evento da Semusa sobre saúde do homem
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta semana um evento para os servidores do sexo masculino, da Atenção Primária à Saúde. A ação aconteceu nos dias 21 e 23 de novembro, no auditório da faculdade Pitágoras e contou com a presença de 93 homens.

Mateus de Sousa Guimarães, referência técnica em saúde do homem, falou da importância que essas ações. “Nosso objetivo é alertar sobre o combate ao câncer de próstata. Momentos como esse são muito importantes para sensibilizar os homens a procurarem os serviços de saúde em busca de prevenção, mas que esta prevenção tem que ser o ano todo, de novembro a novembro", ressaltou.

O encontro teve como tema “Saúde do Homem” e iniciou com uma palestra, ministrada pelo médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Flávio Marcelino Alves, que abordou sobre a saúde do homem de forma integral. Logo após, a mestra reikiana, Lucélia Trindade discursou sobre saúde mental, momentos de meditação e autoconhecimento. Finalizando, a enfermeira Fabiana Castro de Faria, pós-graduada em enfermagem oncológica, falou sobre o câncer de próstata.

O evento foi realizado com o objetivo de conscientizar e estimular os homens a cuidarem da sua saúde física e mental, além de enfatizar sobre a importância de se fazer os testes preventivos contra o câncer de próstata. A ação faz parte das atividades relacionadas à campanha “Novembro Azul”.