22 NOV 2022
Profissionais da saúde participam da 2º etapa de capacitação sobre tuberculose
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a segunda etapa de capacitação sobre tuberculose. As atividades foram organizadas pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Primária de Saúde (APS) e contou com a participação de 60 profissionais de saúde de todo o município.

A Vigilância Epidemiológica está promovendo essa capacitação sobre tuberculose, com os profissionais da rede, para discutir questões sobre abordagens, diagnósticos e tratamentos da doença. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Somente este ano, em Divinópolis, foram notificados 45 casos de tuberculose no município, sendo, 37 pulmonar e oito extra pulmonar.

O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, falou da importância desta capacitação, tendo em vista que, certamente, todo profissional de saúde vai lidar com pacientes com tuberculose ao longo de sua carreira profissional. “É muito importante que os profissionais tenham um grau de suspeição clínica e epidemiológica, para que ao atender pacientes com esses casos respiratórios, possam se atentar a possibilidade de ser uma tuberculose pulmonar. Dessa forma, eles irão proceder aos exames corretos, para ter um diagnóstico certeiro e dar início ao tratamento”, pontuou.

Além disso, Alan Rodrigo enfatizou a importância de fazer o tratamento da doença completo. “O tratamento da tuberculose não é tão simples igual das outras infecções comuns. Ele geralmente dura em torno de seis meses e precisa ser monitorado. Muitos apenas começam a fazer, mas quando ocorre a primeira melhora clinica abandonam e não completam o tratamento. Isso aumenta o risco de desenvolver uma infecção por tornar a bactéria resistente ao tratamento e ter que, posteriormente fazer um procedimento muito mais complexo”, alertou.

Em Divinópolis, o teste rápido molecular para a tuberculose é realizado no Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas), conhecido como Laboratório Municipal. O Resultado é rápido e serve como um aliado os profissionais de saúde do município para combater esta doença que afeta tanta gente nesse país.