Trezentos livros foram distribuídos nesta manhã de sexta-feira (24/05) pelo projeto Livro, Leve e Solto, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Em menos de 20 minutos, crianças, jovens e adultos escolheram seus exemplares e prometeram repassar depois que terminarem de ler.
A equipe da Semc foi para a rua São Paulo, esquina com Antônio Olímpio de Moraes, no Centro de Divinópolis, para explicar a proposta e distribuir os exemplares aos pedestres. O projeto repassa o exemplar para o leitor, que tem o compromisso depois de passar para outra pessoa. Não tem cadastro ou registro o projeto, que tem a intenção de despertar o prazer da leitura na população. “É sempre uma surpresa. Achamos que os brasileiros não gostam de ler, mas em 20 minutos os livros já tinham esgotado”, afirmou o secretário de Cultura, Bernardo Rodrigues.
O estudante universitário Wesley Rabelo ressaltou que a iniciativa foi excelente. “Enquanto a maioria está interessada em tecnologia, se esquece dos livros. Iniciativas como essa valorizam o livro e incentivam novos leitores”, afirmou.
A professora de português e jornalista Úrsula Lamounier acredita que a iniciativa precisa ser repetida mais vezes. “É necessário iniciativa como essa para incentivar o hábito da leitura. São distribuídos livros gratuitamente, e é uma oportunidade excelente para quem gostar de ler”, disse.
O secretário de Cultura lembra a quem tiver livro em casa parado, que pode doar para a Biblioteca Ataliba Lago, para reforçar o Livro, Leve e Solto. “Às vezes as pessoas têm livros que não estão sendo usados mais, e podem ser utilizados por outros. Com as doações, poderemos reforçar o projeto nas ruas e praças de Divinópolis”, afirmou Bernardo.
O projeto Livro Leve e Solto voltou a circular depois de ser lançado em 2010, e já esteve na 1º de Junho, Praça do Santuário e Restaurante Popular.