20 OUT 2022
Unidades realizam ações da campanha do “Outubro Rosa”

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades da campanha do “Outubro Rosa”, mês do combate ao câncer de mama. As ações são promovidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), durante todo o mês.

A ESF Nações realizou uma atividade coletiva, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em que a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf6), Andréia, com o apoio de Jéssica e Fátima, abordou o tema do câncer de mama e ovários com a presença de 24 mulheres. Além disso, houve uma roda de conversa, a qual falou também os mitos e verdades acerca desse tipo de câncer. Mais tarde, foi oferecido um café e teve sorteio de brindes.

A ESF Ermida / Saúde na Hora promoveu na noite de ontem (19/10), um evento sobre a temática. Houve a participação de 32 mulheres, que receberam cuidados com a beleza. Além disso, ocorreu uma palestra sobre alimentos cancerígenos, coleta de preventivos, atendimentos odontológicos, realização de testes rápidos e consultas médicas.

A iniciativa teve a participação de nutricionista e assistente social do Nasf e equipe de enfermagem, agentes comunitários de saúde, setor administrativo e odontológico. Além disso, as participantes receberam um delicioso lanche patrocinado através de ingredientes doados pela própria comunidade.

Por fim, a ESF Antônio Fonseca / Nossa Senhora das Graças realizou na manhã de hoje (20/10), na praça Céus, uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. A ação teve a participação da ginecologista e sexóloga da unidade, Maria Cecília, de uma banda de música e de Sávio, do Lex Luthor. Além disso, houve a distribuição de sanduíches, pipocas, refrigerantes, algodão doce e uma consultoria das representantes da Mary Kay.

Durante a tarde, ainda houve um grupo de mulheres com a psicóloga Regina Pereira, que discutiu sobre a importância do apoio dos membros da família. Para finalizar, foi ofertada a coleta de preventivos e distribuição de brindes para os participantes.

As atividades são abertas a comunidade e continuam até o fim do mês de outubro. O cronograma de ações está disponível no Site da Prefeitura, em: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/15015/outubro-rosa-sera-movimentado-nas-unidades-de-saude-de-divinopolis/ .