A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no último sábado (15/10), mais um mutirão para multivacinação. O evento ocorreu no Centro de Atendimento ao Cidadão (Cac) e teve, como objetivo principal, aumentar o percentual de crianças, entre 1 a 4 anos de idade, vacinadas contra a paralisia infantil.
Foram aplicadas ao todo, 452 doses de vacinas diversas, sendo 102 doses de vacina contra paralisia infantil e 350 doses de outros tipos de imunizantes. A campanha de vacinação contra paralisia infantil se iniciou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até o dia 21 de outubro.
O município de Divinópolis ainda se encontra com 72,4% de cobertura vacinal, o que significa que ainda restam cerca de 2.890 crianças a serem vacinadas. A média da cobertura no país está em 65,74%.
Além da vacina contra paralisia infantil, todos os outros imunobiológicos estavam disponíveis no evento, sendo assim, uma excelente oportunidade para colocar a situação vacinal em dia, independente da faixa etária atendida. O evento contou com diversos profissionais de saúde e com uma estrutura planejada para atender até 2 mil pessoas.
A vacinação é extremamente importante no cenário atual, já que doenças que se encontravam controladas no país como o sarampo e a meningite meningocócica, voltaram a apresentar surtos de casos. E isso, é decorrente das constantes quedas da cobertura vacinal no Brasil. Nesse contexto, a vacinação contra paralisia infantil também se encontra em situação alarmante, pois o país foi classificado em alto risco para a reintrodução da doença em razão das baixas coberturas vacinais.
De acordo com o coordenador da Central de Imunização. “O município seguirá fazendo campanhas de divulgação, além da busca ativa de faltosos através de equipe de vacinação itinerante e da vacinação em escolas de educação infantil. Entretanto, esses esforços serão insuficientes sem a colaboração dos pais e responsáveis. Por isso, peço que a gente una as forças pela proteção de nossas crianças”, pontuou.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, durante o horário de 8h às 16h. Cinco unidades também possuem horário de atendimento para vacinação durante o período noturno. As unidades de saúde do bairro Sagrada Família, Belvedere, Tietê, Planalto e Ermida ofertam a vacinação até o horário de 21h. Sendo essa a última semana prevista para a realização da campanha, é muito importante a conscientização dos pais e responsáveis para levarem as crianças para serem vacinadas.