04 OUT 2022
Prefeitura abre exposição “Vitórias” e homenageia servidora Flávia Mourão

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), realizou, na tarde de ontem (3/10), a abertura da exposição em prol do Outubro Rosa, denomina “Vitórias”. A mostra está localizada no hall de entrada do Centro Administrativo e ficará disponível para visitação das 8h às 18h, até o dia 11 de outubro.

A exposição Vitórias contém fotos e depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama e tem o objetivo de conscientização sobre a importância da prevenção desta doença e  faz parte das atividades do Outubro Rosa. Durante o evento, as 16 mulheres homenageadas na exposição, estiveram presentes e puderam assistir um vídeo feito com as imagens da sessão de fotos, que elas protagonizaram.

Participam dessa edição do projeto “Vitórias 2022”: Adriana Cristino Pires, Alessandra Garcia Vilano, Ana Carolina Ferreira, Ana Xavier Florentino, Belmira Nunes Pereira, Carla Silva da Fonseca, Célia de Carvalho, Graziela Alves, Gricélia Luzia Madeira Lopes Ferreira, Janaína Cristina Borges, Mariana Balsamão de Oliveira, Mirlene Mendes de Sousa Silva, Rute de Souza Ferreira, Silvana Maria de Araújo, Tereza Joaquina da Silva Santos e Valéria Cristina da Silva Fonseca.

Luiz Augusto Ferreira, referência técnica em Saúde da Mulher da Semusa agradeceu ao empenho das mulheres na luta contra a doença e no fervor pela vida. “O próprio nome do grupo já fala, vitórias, pois todas são grandes vitoriosas, estão aí lutando, sendo batalhadoras, guerreiras”, pontuou.

Uma das “Vitoriosas”, como são chamadas as mulheres que participaram desta ação, Ana Carolina Ferreira, apresentou a importância das palavras no processo de cura da doença. “Acredite na cura, porque quando você dobra seus joelhos e pede a Deus forças para agüentar tudo isso, cada célula do seu corpo acredita na cura. Se Deus te der 5 anos de vida, não comece a morrer quando você descobrir que está indo embora, só viva”, afirmou.

O prefeito, Gleidson Azevedo, comentou sobre o significado daquela exposição para a Prefeitura e como a doença é complicada. “De todos os eventos que a gente fez aqui em baixo, eu acho que hoje esse é o mais emocionante. Essa semana começa o Outubro Rosa, e só quem passou pela questão de um câncer na família sabe a dor que é, não só pra quem tá ali, mas que pra todos os familiares. Eu agradeço a Deus todos os dias por ter curado o meu irmão”, concluiu.

A Semusa agradece as maquiadoras Loyana Cristina Santos, Suelem Rodrigues, Rosângela Maria Martins e Sandra Oliveira Campos Silva que, voluntariamente, ajudaram na ação “Vitórias”. Além disso, agradece também a servidora Maria Teresa Mimoso, fotógrafa da exposição e ao Clube de Servidores Municipais que disponibilizou o espaço para a atividade. A exposição Vitórias foi organizada por Katiuscia Freitas e Luiz Augusto Ferreira.

Homenagem à Flávia Mourão

Junto com a abertura da exposição Vitórias, o hall do 2° andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis foi inaugurado como “Espaço de Eventos Flávia Maria Mourão”. Para isso, as autoridades e os familiares de Flávia Maria Mourão foram convidados para o descerramento da placa em homenagem a servidora pública que faleceu pelo câncer de mama.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, se emocionou ao lembrar da devoção da servidora homenageada. “A Flávia mudou todos aqueles que estavam ao seu redor, principalmente quando ela foi acometida a doença, porque enquanto todo mundo achava que ali esmorecer, que ali ia sofrer, que ali é só chorar, ela dizia que queria trabalhar, que não podia ficar sem trabalhar. Eu quero continuar servindo e ajudando o próximo e servi-lo a cada dia, dizia ela”, relembrou.

O marido da Flávia, Márcio Mourão, retoma o quando sua esposa era dedicada ao seu trabalho. “Fomos testemunhas que ela não media esforços para atuar a favor do município, saia daqui e levava para casa, mesmo enquanto doente, ela recusou se afastar e fez o que acreditava”, glorificou.

Acesse a Galeria de Fotos deste evento neste link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/171/abertura-exposicao-projeto-vitorias---outubro-rosa .