28 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Semdes realiza Workshop do Turismo

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou na tarde de ontem (27/9), o Workshop do Turismo. O evento, realizado na sede da Associação Comercial de Divinópolis (Acid), contou com duas palestras que tiveram como tema “Estratégias para um atendimento ao cliente de qualidade” e “Oportunidades de investimentos na região em âmbito turístico”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Divinópolis, Luiz Ângelo, agradeceu o apoio do Governo Municipal e das secretarias e sobre a importância do workshop. “Agradeço por todo apoio recebido, pois, todo trabalho tem que ser integrado. Nenhuma cidade é atrativa para negócios ou turistas se ela não estiver limpa, bem cuidada, com suas finanças em dia, com boa estrutura de saúde e de educação. Sobre esta capacitação pensamos em um formato de workshop prático, uma oportunidade para trabalhar ferramentas de qualidade de atendimento, que é fundamental nos diversos setores da economia local. Outro importante ponto é a atração de investimentos específicos para o turismo”, lembrou.

A vice-prefeita e secretária do Governo, Janete Aparecida, chamou a atenção para os pontos turísticos da cidade. “Temos o Museu GTO (Geraldo Teles de Oliveira), localizado no bairro Niterói, cujas obras são conhecidas mundialmente, temos também a região do Teatro Gravatá e Escola de Música com importantes eventos. Estamos cuidando dos nossos espaços para trazer cada vez mais turistas. Temos a nossa gastronomia que é riquíssima na cidade, sem falar na moda de excelente qualidade que produzimos aqui. Somos destaque também no turismo de saúde com diversos serviços, tanto público quanto privado, em hospitais e clínicas da cidade”, lembrou.

Janete lembrou também outras importantes atrações. “A cultura na cidade é pujante em todas as suas formas, a começar pelo reinado, cantores, musicistas, artistas, teatro, pintura, dentre várias outras. Não podemos esquecer dos shows e eventos que colocam Divinópolis como uma das cidades do Estado que mais realiza esses acontecimentos. Sem falar das belezas naturais como o Lago das Roseiras, diversas cachoeiras, competições esportivas e fechamos com chave de ouro com a Cruz de Todos os Povos que, quando estiver inaugurada será um grande marco para o turismo na cidade. Sem dúvida o turismo será cada vez mais um dos grandes pilares da economia local. Precisamos mostrar porque podemos e devemos trabalhar o turismo em nossa cidade. Às vezes nós não olhamos para toda a riqueza que temos em nossa cidade e quais os desenvolvimentos que nós precisamos fazer dentro de cada eixo e o eixo do turismo precisa ser discutido”, salientou.

O fundador e CEO da SIMplific Negócios, Leandro Martins, falou sobre a experiência de compra e que é isso que vai fazer uma empresa ser diferenciada. “Tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre as melhores práticas no atendimento e como ofertar um atendimento de qualidade, levando em consideração que o que a gente precisa vender não é o produto, e sim a experiência. Então, fica a dica para todos os empreendedores, vendedores, atendentes que produto toda loja tem, às vezes é o mesmo, mas a experiência de compra pode ser diferente, pode tornar o seu estabelecimento único para aquele cliente”, pontuou.

A assessora estratégica para Economia do Turismo da Invest Minas, Bárbara Botega, fomentou os participantes a pensarem no turismo como um bom negócio. “Fizemos a apresentação do turismo como um negócio, como um setor importante para o desenvolvimento regional. Instigamos os empreendedores locais, as instituições a pensarem dessa maneira, a olhar o turismo através do potencial que Divinópolis tem para poder expandir e desenvolver isso de maneira mais extensa, trazendo investimento para o município e, consequentemente, gerando emprego, renda e desenvolvimento, para a região como um todo,” relatou.

O agente territorial do Sebrae e representante da Agrogerais Engenharia Agronômica e Consultoria LTDA, Saulo Carvalho Nunes, parabenizou pela organização do evento. “Gostaria de parabenizar pela organização aos idealizadores do workshop, que foi maravilhoso. Tenho certeza que foi apenas um de vários que virão. Quero falar da importância da participação da sociedade civil organizada, dos cidadãos e também do poder público e iniciativas privadas em ações como esta que aconteceu hoje, foi maravilhoso,” congratulou.

As palestras do workshop aconteceram de forma gratuita e tiveram o apoio da Acid e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além dos que se pronunciaram, compareceram comerciantes e moradores da cidade.

A Semdes convida a todos para visitarem a exposição do turismo que está localizada no hall de entrada do Centro Administrativo e poderá ser visitada por qualquer pessoa interessada, durante o horário de expediente. Encerrando a Semana do Turismo, acontece no próximo sábado (1/10), de 10h às 18h, no estacionamento do Terminal Rodoviário, a Feira Gastronômica. O evento é gratuito e todos estão convidados a participar.