21 SET 2022
Sinan revela dados sobre violência registrados  Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde (Semusa), divulga hoje (21/9), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), referentes aos casos de violência registrados no primeiro semestre deste ano de 2022.

Setembro é o mês instituído no âmbito do município a “Campanha Setembro Amarelo”, cujo o objetivo é mobilizar e envolver a sociedade civil para a valorização da vida e prevenção do suicídio, que é um dos tipos de violência autoprovocada.

De acordo com boletim epidemiológico do primeiro semestre, em Divinópolis foram notificados 54 casos, destes, 37 foram violências físicas, 19 do tipo sexual, oito psicológicas e 13 autoprovocadas (tentativa de suicídio). Dentro dos casos notificados, 43 dos registros ocorreram com mulheres, 25 com menores de idade, e sete contra idosos.

A violência, nas suas mais diversas formas, contribuí para a perda de qualidade de vida entre as pessoas, exercendo um grande impacto social e econômico.

Sendo assim, as pessoas que se depararem ou sofrerem algum tipo de violência, devem procurar atendimento e a denúncia pode ser realizada através dos seguintes números:

Disque 100 - Recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a crianças e adolescentes.

Disque 180 - Presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência

Disque 181 - Serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial onde a identidade do denunciante e denunciado é preservada.

Disque 190 - Recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo.