20 SET 2022
Atenção Primária de Saúde divulga número de atendimentos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Diretoria de Atenção Primária de Saúde, informa o número de pessoas atendidas, e de procedimentos realizados entre os dias 12 e 16 de setembro.

Ao todo, foram atendidas 22.996 pessoas, em 37.546 atendimentos. Foram promovidas também: 5.662 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde (ACS); 154 atividades coletivas; 2.833 doses de vacina aplicadas; 28.897 assistências individualizadas; 8.437 consultas à profissionais de nível superior e 20.460 procedimentos e assistências.

Dentre os números de consulta de nível superior estão as seguintes categorias profissionais: fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos clínicos e médicos.

Sobre os procedimentos individualizados, ressalta-se que em alguns pacientes podem ser realizados mais de um procedimento, sendo os principais: 6.534 aferições de pressão arterial; 5.446 avaliações antropométricas: 2.567 atividades de escuta inicial / orientações: 2.215 aferições de temperatura: 713 administrações de medicamentos: 466 curativos: 408 eletrocardiogramas e 385 glicemias capilares.

Foram feitos também: 346 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s); 279 puericulturas; 238 testes rápidos de covid-19; 216 marcadores de consumo alimentar; 164 exames preventivos; 131 retiradas de pontos; 93 distribuições de suplemento (ácido fólico e sulfato ferroso); 63 acupunturas e auriculoterapias: 49 testes do pezinho; 46 atendimentos de urgência na APS; 9 inserções de DIU; além 92 atendimentos de outro tipo.

A diretora da Atenção Primária de Saúde, Daniela Vasconcelos, justifica a importância da transparência e da divulgação desses tipos de dados. “Os números apontam que a equipe da Atenção Primária à Saúde garante atendimento a inúmeras pessoas diariamente. Através destes dados, podemos implementar estratégias para planejamento do cuidado e garantia de maior eficiência e eficácia na assistência à saúde da população”, relatou.