02 SET 2022
SAÚDE
Semusa implanta protocolo de atendimento a pacientes submetidos a cirurgia bariátrica
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), homologou o Protocolo de Acesso e o Fluxo de Atendimento do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica, cujo conteúdo está disponível em www.divinopolis.mg.gov.br

A Portaria nº 221/2022 de homologação foi publicada na terça-feira, 30 de agosto. O objetivo é formalizar o fluxo de atendimento e elegibilidade a pacientes sensíveis à cirurgia bariátrica. A ação conta com participação de cirurgião, endocrinologista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Elbert Eddy, diretor de Atenção Secundária, destacou que a implementação do protocolo é essencial para sistematizar a atenção à saúde de pessoas consideradas obesas. “O protocolo permite ao paciente compreender o processo de trabalho no pré, trans e pós-operatório da cirurgia bariátrica, além de elucidar a equipe envolvida em cada etapa do fluxo, seja na atenção primária, seja na atenção secundária”, disse.

Primeira cirurgia

A primeira cirurgia bariátrica no município foi oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 6 de julho. A operação foi realizada como parte de campanha desenvolvida em conjunto com o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) a partir de emenda parlamentar. Esta foi a primeira de 10 cirurgias que acontecerão no estabelecimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Policlínica, o importante e delicado processo pré-cirúrgico foi realizado em totalidade. A equipe multiprofissional da rede envolvida incluiu médico cirurgião, endocrinologista, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social para garantir a segurança e a comodidade do exitoso procedimento.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024