01 SET 2022
Prefeitura informa agenda cultural de setembro da Biblioteca Ataliba Lago
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga a agenda cultural de atrações da Biblioteca Municipal Ataliba Lago para o mês de setembro.

Nesta segunda-feira (5/9) será aberta a exposição “Agonionn – Around The Fur” – (Flor da Pele) – desenhos de nanquim, do artista Willian Rafael. A atração poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, de 7h30min às 19h, no 1º piso da biblioteca, até o dia 30 de setembro.

No dia 15 de setembro, às 19h30, ocorrerá uma edição especial da Noite da Poesia em comemoração aos seus 36 anos de realização. O evento terá a participação musical dos alunos e professores da Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva” e dos alunos da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

No dia 22 de setembro, às 17h30, haverá uma conversa literária sobre o livro “Capitães de Areia” do Jorge Amado. A conversa será mediada pelo professor Elmo Fernandes e o escritor Waldemar Rosa. O evento acontecerá na Sala de Multimeios Adélia Prado.

No dia 26 de setembro, às 19h, a sala de multimeios Adélia Prado receberá a roda de leitura do capítulo 6 “A resistência é fértil” do livro “Ferramentas Para a Autonomia”. A iniciativa é realizada pela Kasa Soul.

Para finalizar o mês, no dia 30 de setembro, às 18h, acontecerá um diálogo filosófico na Sala de Multimeios Adélia Prado. A palestra terá como o tema “Como lidar com as mudanças” e será ministrada pelo professor Elismar José Alves. O evento será realizado pela Nova Acrópole – sede Divinópolis.

Sábado na Biblioteca
A iniciativa é um projeto piloto realizado no 2º sábado de cada mês com funcionamento normal aos leitores e usuários. Além disso, é realizado vários projetos como: o Livro Leve e Solto; oficinas de brinquedos; jogos de xadrez e damas; a Hora do Conto e outras atividades. As atividades acontecem de 8h às 12h.

Oficina de Iniciação ao Xadrez

A oficina para quem deseja aprender a praticar Xadrez acontece toda sexta-feira de 18h às 19h, no 1º piso. A aula é instruída pelo Elismar José Alves (Nova Acrópole), Cláudio César e Sérgio Rezende. Entrada franca.

Visitas Orientadas e Hora do Conto

•             Dia 2/9, às 8h, com os alunos dos 6º, 7º anos do Centro Educacional Jean Piaget.

•             Dia 2/9, às 10h, com os alunos dos 8º, 9º anos do Centro Educacional Jean Piaget.

•             Dia 2/9, às 14h, com os alunos dos 3º anos da Escola Criançarte.

•             Dia 8/9, às 14h, com os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Estadual Jovelino Rabelo.

•             Dia 29/9, às 15h, com os integrantes do Lar dos Idosos, na sala de multimeios Adélia Prado.

A biblioteca fica localizada na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo nº 420, no bairro Esplanada. Ela fica aberta de segunda a sexta de 7h30 às 19h. Para agendamento de visitas orientadas e hora do conto para grupos de alunos de qualquer segmento e faixa etária, entre em contato no telefone (37) 3222-7183 (Sérgio).

O edifício possui local para leitura e estudos, com conexão de internet liberada; brinquedoteca e jogos de Xadrez. O atendimento é aberto ao público e pode ser realizado o empréstimo domiciliar de até quatro livros pelo período de 30 dias.