24 AGO 2022
Semusa realiza encontro com as equipes de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), informa que no começo da semana foi realizado um encontro das equipes Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde).

A reunião teve como pauta a apresentação de experiencias bem-sucedidas, oficinas sobre projetos terapêuticos singular e repactuações de ações a serem realizadas pelas equipes Nasf-AB. O evento foi de grande aprendizado e nivelamento dos conhecimentos, além de trocas de experiências enriquecedoras e organização do processo de trabalho.

O encontro contou com a presença da equipe multiprofissional do Nasf AB, supervisores das unidades de saúde e a diretoria de atenção primária, além da convidada Gisele Eleutério Oliveira, terapeuta ocupacional que ministrou oficina sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS), levando ferramentas para os profissionais assistirem os pacientes com excelência.

Nasf AB

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde é uma política pública de assistência que vem sendo implantado no município. Ele tem como principal objetivo aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.

Esse núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família e às equipes de saúde bucal, qualificam o atendimento às pessoas e amplia o olhar e as ações do cuidado. Dessa forma, causam a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários.

O programa se configura como um serviço de especialidades, visando à ampliação da clínica e mudança das práticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a todos. Em Divinópolis, as equipes Nasf-AB são compostas pelas seguintes categorias profissionais: psicologia, serviço social, fisioterapia, nutricionista e farmacêutico clínico.