12 AGO 2022
Divinópolis recebe novas ambulâncias para ampliação de atendimento do Samu
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou na manhã de hoje (12/8), da comitiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) de entrega das ambulâncias para as seis novas bases descentralizadas.

A comitiva foi liderada pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que realizou uma visita técnica à Sede Administrativa do (CIS-URG Oeste), em Divinópolis. Representando o município de Divinópolis, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, e o secretário de Saúde, Alan Rodrigo. Na oportunidade, foi realizada uma coletiva de imprensa, com a temática da expansão do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A ampliação, por sua vez, alcança 12 novos municípios localizados na Macrorregião de Saúde Centro, sendo eles: Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas. Além disso, com a expansão, o CIS-URG passa a ser integrado por 65 municípios.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, agradeceu pelo trabalho do CIS-URG “Queria agradecer mais uma vez ao CIS-URG por esse trabalho diário, na busca de ajudar as pessoas que precisam de forma rápida. Com essa experiência que temos aqui e utilizando esse consórcio, vamos conseguir chegar a todos os municípios do Estado”, relatou.

O Secretário Executivo do CIS-URG, José Marcio Zanardi, falou sobre a possibilidade de melhora na saúde com a implementação do novo serviço. “Com essa parceria com o Governo do Estado, temos a certeza que vamos avançar no quesito dos serviços móveis de urgência, para proporcionar um melhor atendimento da população. Além disso, é importante recordar que esse serviço que está sendo implantado atende 24 horas por dia, e é 100% gratuito para qualquer cidadão que necessitar”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, agradeceu pelo Consórcio e falou da importância desse serviço de atendimento imediato. “A gente fica muito feliz, pois o Samu é o grande suporte para o município, principalmente naqueles momentos que precisamos do maior cuidado com a nossa saúde, seja por um acidente, por um problema inesperado ou que venha a dificultar o atendimento imediato. Então, nós já temos toda a prontidão, a qualidade técnica e a competência dos nossos profissionais, e esses novos carros vão ampliar e muito os atendimentos. Por isso, estamos extremamente agradecidos pelo Consórcio”, ressaltou.

O secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, falou da importância da expansão para o município. “Esse é um momento muito importante para nós, porque de certa forma, essa ampliação desafoga as ambulâncias da região e, em efeito cascata, melhora a oferta e a disponibilidade do serviço, além da resposta à população. Divinópolis participou do evento como polo, o que reforça a nossa participação nessa rede tão importante, que é a rede de urgência e emergência na macrorregião Oeste”, declarou.