11 AGO 2022
VICE-PREFEITA
Autoridades se reúnem para tratar de retomada das obras do Hospital Público
Nesta quarta-feira (10/8) foi realizada audiência no Centro de Autocomposição do Ministério Público de Minas Gerais (Compor), tendo por pauta os procedimentos necessários para viabilizar a mais rápida retomada das obras do Hospital Regional de Divinópolis.

Estavam presentes a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; o secretário de Saúde, Alan Rodrigo e o procurador-geral do Município, Leandro Mendes, representando o Município de Divinópolis; o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; o secretário adjunto de Saúde, André dos Anjos; a procuradora do Estado Maria Alice Miranda da Silva e outros servidores representando o Estado.

Também estavam presentes os promotores de Justiça de Divinópolis, Marcos Vinícius Lamas Moreira que é coordenador regional das Promotorias de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Oeste; Ubiratan Domingos promotor de Justiça de Defesa da Saúde da Comarca de Divinópolis; Marcelo Valadares Lopes Rocha Maciel promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Divinópolis, responsáveis por pedir a mediação, e os membros do Compor, também promotores de Justiça: Jairo Cruz Moreira, Danielle de Guimarães Germano Arlé e Bergson Cardoso Guimarães.

Na oportunidade, todos assinaram o Termo de Acordo de Medição (TAM), por meio do qual o Município se comprometeu a firmar Termo de Cessão de Posse do imóvel relativo ao Hospital Regional de Divinópolis ao Estado de Minas Gerais, com a regularização da área do terreno no Cartório de Registro.

Com este documento assinado, o Estado poderá retomar as obras para conclusão do hospital mesmo antes da aprovação do projeto de lei que o Governo do Estado terá que enviar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), através de contratação por processo licitatório.

De acordo com a vice-prefeita Janete Aparecida “esse é mais um passo importante do município no sentido da retomada do término da obra do hospital regional. Parabenizo o trabalho do Compor pela mediação e somos gratos ao Ministério Público atuante que temos em Divinópolis e região pela iniciativa de tentar resolver a questão de forma legal e legítima", destacou.

Segundo o secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, este Termo de Acordo assinado, aponta para uma esperança no sentido de ver este equipamento de saúde funcionando. “Sem dúvidas será um divisor de águas no atendimento SUS no município e na região, desafogando as UPAs e aumentando a oferta de leitos para resolver as cirurgias eletivas que aguardam disponibilidade de leitos destes para que seja realizada”, salientou.

Alan lembra também que "este hospital pode ser uma solução a e até mesmo para o Estado, uma vez que pode ter aqui no Hospital Regional, alguns atendimentos que só acontecem em Belo Horizonte, tais como partos de alto risco e nos casos dos grandes queimados onde os pacientes aguardam por vaga na capital, única porta hospitalar de Minas Gerais para esses casos”, finalizou.