04 AGO 2022
Settrans implanta travessia elevada próxima ao CMEI Jesus Pereira Costa
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), iniciou hoje (4/8), o processo de implantação de travessia elevada de pedestres, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jesus Pereira Costa, no bairro Jardim Candidés.

Foi inserida e asfaltada a base da travessia na rua Peri, próxima a instituição de ensino infantil. Esta é a via principal da área que a interliga aos bairros São Frei Galvão, São Simão, Grajaú, Nova Suíça e Morumbi.  A travessia elevada tem como objetivo garantir a segurança das crianças e aqueles que trafegam o local de grande movimento.

As demarcações necessárias serão realizadas respeitando o prazo de tempo de secagem do asfalto, também chamado de tempo de selagem ou de “cura”, finalizando o processo e assim, garantindo a acessibilidade e o escoamento da água pela sarjeta. A previsão de pintura das faixas é em torno de 30 dias.

A travessia elevada proporciona maior segurança na hora de atravessar a via, onde o pedestre fica em uma posição mais alta em relação ao nível da rua, obrigando o condutor a reduzir a velocidade do seu veículo devido à necessidade de transpor esse obstáculo. Ela auxilia também na mobilidade urbana, já que a pessoa atravessa a via na mesma altura da calçada.

Lucas Estevam, secretário de Trânsito, lembrou o quão é importante implementar este tipo de demarcação no local. “É uma maneira de levar a segurança pra porta das escolas, e assim zelar pelo bem-estar não apenas das crianças, mas das pessoas que trabalham na instituição e para quem acompanha esses pequenos na ida e na saída da escola”, destacou.