03 AGO 2022
TRÂNSITO
Settrans implementa travessia elevada de pedestre próximo a Uemg
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), iniciou ontem (2/8), o processo de implantação de travessia elevada de pedestre próximo a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na avenida Paraná.

A primeira etapa foi bem-sucedida, onde foi inserida e asfaltada a base da travessia. A equipe da Settrans ressalta que esse é um processo efetuado por etapas, onde serão acrescentadas ainda as tampas de canaletas de concreto, nivelando a base da travessia com o nível da calçada. Essas tampas ficarão prontas no prazo de 10 dias.

As demarcações necessárias serão realizadas respeitando o prazo de tempo de secagem do asfalto, também chamado de tempo de selagem ou de “cura”, finalizando o processo e assim, garantindo a acessibilidade e o escoamento da água pela sarjeta. A previsão de pintura das faixas é em torno de 30 dias.

A travessia elevada proporciona maior segurança na hora de atravessar a via, onde o pedestre fica em uma posição mais alta em relação ao nível da rua, obrigando o condutor a reduzir a velocidade do seu veículo devido à necessidade de transpor esse obstáculo. Auxilia também na mobilidade urbana, já que a pessoa atravessa a via na mesma altura da calçada.