21 JUL 2022
SAÚDE
Atividades de conscientização do “Julho Verde” movimenta o centro de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação especial da campanha “Julho Verde”. O evento ocorreu, na terça-feira (19/7), no quarteirão fechado da rua São Paulo, e teve como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço, e a importância do diagnóstico precoce.

As atividades foram promovidas pelo Serviço Especializado de Odontologia (SEO), em parceria com a instituição Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Accom) e a faculdade Unifenas.

Durante as atividades, a população foi abordada através de divulgação de informações, cartazes e distribuição de panfletos educativos, com ênfase nos principais grupos de risco. Ao todo, os dentistas do SEO avaliaram 80 pacientes para o rastreamento de câncer bucal. Além disso, foram realizadas orientações sobre a correta higienização bucal, com distribuição de kits de higiene bucal, contendo escova, fio e pasta dental.

De acordo com a dentista coordenadora do SEO, Mariele Castro, a campanha foi de extrema importância para a população de Divinópolis. “Ações assim são indispensáveis para o público, no que tange a conscientização do diagnóstico precoce onde, as chances de cura da doença são sempre mais exitosas para os casos diagnosticados na fase inicial da doença”, relatou.

A campanha

Os tumores de cabeça e pescoço são genericamente denominados como uma neoplasia que se localiza em regiões como: boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, lábios, amígdalas, faringe e laringe.  Além do esôfago, tireoide e seios paranasais. Interferem, portanto, na estética facial, deglutição, alimentação, voz e qualidade de vida do paciente.

Muitas pessoas deixaram de realizar exames regulares desde o início da pandemia do Coronavírus, o que contribuiu para dificultar o diagnóstico em estágio inicial. Houve também, um aumento do consumo de fumo e bebidas alcoólicas, que associados, são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal. Por isto, este ano, o “Julho Verde”, que representa a cor da esperança, ganha ainda maior importância.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024