18 JUL 2022
Semusa promove o “Projeto Art & Saúde” em homenagem a Iolanda Souki
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza a partir desta segunda-feira (18/7) a segunda edição do “Projeto Art & Saúde”. A ação trata-se de uma iniciativa da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, que busca expor em seu espaço interno obras de artistas da área de abrangência.

Nessa segunda edição do Projeto, todos poderão apreciar as obras de Iolanda Souki, que estarão expostas na sede da unidade. Serão cinco telas pintadas pela artista, dentre elas, um autorretrato e outra da antiga usina de álcool de mandioca, hoje transformada em Teatro Usina Gravatá.

As telas serão emprestadas pela família e permanecerão no espaço da unidade até final do ano. Para a filha, Vanessa Souki, o sentimento é de gratidão e de orgulho por poder compartilhar com as pessoas a memória e o talento da mãe.

Uma curiosidade é que o imóvel onde hoje estão as instalações da ESF Ipiranga, foi a residência da artista, inclusive seu ateliê. O espaço conta também com a arquitetura e paisagismo projetados por ela.

De acordo com o supervisor da unidade e idealizador do projeto, Alisson Israel Rodrigues, essa iniciativa permite valorizar o trabalho de artistas locais, além de promover um espaço democrático, diversificado e agradável aos usuários. “O artista passa, mas a obra fica. Inserir arte de qualidade em um espaço público é permitir que o belo faça parte do cotidiano das pessoas, ainda mais em uma unidade de saúde, onde a dor pode ser atenuada pela contemplação da beleza”, destacou.

O projeto

O “Projeto Art & Saúde” teve sua primeira edição em janeiro deste ano com exposição de telas do artista divinopolitano Eduardo Marcos Tavares. As amostras são gratuitas e permanecem no espaço por cerca de seis meses.

Iolanda Pereira Souki, natural de São Gonçalo do Pará, morou por cerca de 70 anos em Divinópolis, onde fundou a Escola de Arte Van Gogh. Estudou Belas Artes e ensinou pintura a diversos artistas consagrados hoje na cidade. O talento para a pintura veio cedo, através de uma caixinha com aquarela dado a ela por uma freira holandesa que inspirou a artista a se dedicar às artes.

Ao longo da sua carreira fez mais de mil quadros e recebeu várias premiações, com as técnicas óleo e também porcelana seu estilo varia entre paisagem, natureza morta e retrato. A última obra, feita em dezembro de 2009, foi um presente a um amigo, na qual ela fez uma pintura da casa de seu avô.

Em abril de 1999, ela escreveu: “A arte é minha razão de viver. Assim, como vou me perpetuar nos meus filhos, netos e bisnetos, estes que ainda virão, desejo também a perpetuação deste trabalho com a tinta e os pincéis através daqueles que escolherem a pintura como profissão ou apenas um lenitivo para alma”.

Iolanda faleceu no dia 21 de julho de 2010 aos 85 anos e seu nome está entre os renomados artistas de Divinópolis.