18 JUL 2022
Branquinhos celebra festividades de Reinado
A comunidade rural de Branquinhos encerrou neste domingo (17/7) as festividades de Reinado realizadas com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A comunidade iniciou a programação de atrações na quarta-feira (13/7).

Na quarta-feira, às 19h30, o Padre Adelmo Sérgio Gomes, com participação do coral Nossa Senhora do Rosário, celebrou a Santa Missa com o tema “Maria – Mãe Solidária da Igreja”.  Na quinta-feira (14/7), às 19h30, houve a Celebração da Palavra com o tema “Maria – A Mulher da Esperança” pelo celebrante Marcos Antônio da Silva, com a presença do coral Mata dos Coqueiros.

Na sexta-feira (15/7), às 19h30, os celebrantes Gilberto e Josimas realizaram a Celebração da Palavra com o tema “Maria – Fonte de Sabedoria e Graça”. Na ocasião, o coral Santa Rosa de Lima participou da celebração. No sábado (16/7), às 16h, ocorreu a visita aos reis e rainhas. Às 19h, foi realizada a procissão de São Benedito, seguida pela celebração da Santa Missa pelo Frei Thiago Figueiredo, às 19h30.

Às 5h de domingo, foi realizada a Alvorada Festiva. Às 10h, ocorreu a chegada das guardas. O Ajuntamento de Coroas ocorreu às 14h, seguida pela procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, todas as imagens e festeiros visitantes, às 16h. A procissão saiu da capela para o salão, onde foi celebrada a Missa Conga pelo Frei Leonardo Lucas Pereira.

A coordenadora de Cultura Popular, Thaís Emília, destacou a tradição e a beleza que as festividades de Reinado representam para as comunidades rurais do município. “As festas de Cruz e Reinado possuem muita significação para os locais que a realizam. São muitos anos em que os bairros e comunidades promovem essas celebrações. A secretaria colabora para que a tradição não se perca com o tempo”, afirmou.