A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades referentes à saúde que ocorreram nos últimos dias. As ações foram realizadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A ESF Campina Verde, promoveu ontem (13/7), atividades em sala de espera sobre a importância na atualização do cartão de vacinas. A iniciativa foi coordenada por Paula Corrêa da Silva, técnica em enfermagem. Foi promovida também uma ação de cadastro único, por parte do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste.
De acordo com a supervisora da unidade, Mayara Cristina Silva Batista, essas temáticas são extremamente importantes, pois informam o público sobre a necessidade da atualização do cartão de vacina. "Manter o cartão de vacinas atualizado ajuda a prevenir várias doenças graves, tais como a covid, a varicela e h2n3, por exemplo", relatou.
Foram desenvolvidas, ontem (13/7), a partir das 18h30, pela ESF Planalto, atividades em sala de espera no “Saúde na Hora”. A ação falou sobre a temática do “Julho Amarelo”, mês da prevenção contra as hepatites virais. A iniciativa foi voltada para pessoas de público geral, conduzida pelo técnico de enfermagem, Gustavo Galvão, e contou com a participação de 10 usuários.
Durante a ação de promoção da saúde, foram abordados diversos conceitos envolvendo a temática. Além disso, foram tratadas informações sobre patologias cardíacas com enfoque em valvopatia, desde sintomas, tratamentos e prevenção.