O Conselho Municipal do Idoso (CMI), vinculado à Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), publicou o Edital de Chamamento Público nº 01/2022, que tem como objetivo selecionar propostas de organizações da sociedade civil (OSCs) por financiar com o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi) com o fim de implementar projetos relacionados com a promoção e garantia de direitos da pessoa idosa e/ou o envelhecimento digno, ativo e saudável. As propostas podem apresentar-se até 4 de agosto.
O edital é composto por dois eixos: 1) promoção do envelhecimento ativo, digno e saudável e 2) apoio às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) socioassistenciais de Divinópolis.
As atividades previstas nas propostas estão relacionadas, entre outras, com a oferta de hidroginástica, yoga, pilates, artesanato e música, assim como a contratação de profissionais para o desenvolvimento de atividades físicas, recreativas e culturais no âmbito das ILPIs. A perspectiva é atender 140 pessoas idosas por meio das iniciativas.
Leonardo Gomes, gerente de Parcerias da Semas, disse que a formulação de políticas públicas sobre o envelhecimento é grande desafio para o país e, em particular, para os municípios. “A população idosa vem aumentando consideravelmente. Neste contexto, é fundamental estabelecer parcerias entre a administração pública municipal e a sociedade civil organizada a fim de intensificar as ações frente aos desafios relacionados com a Política Municipal do Idoso de Divinópolis, orientada a atender às necessidades e demandas que a nova realidade social nos impõe.”
O edital pode ser consultado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros e no website da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br, no campo “Editais de Chamamento Público” com link para os documentos e informações da Semas.