05 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Projeto “Vuei” oferece bolsas para desenvolvimento de ações de incentivo a inovação
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) se reuniu com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) para apoiar e incentivar a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) na segunda edição do projeto “Vuei” (Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação).

O Projeto apoia o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais e oferece bolsas para os alunos que forem selecionados. O objetivo do programa é aproximar os universitários do mercado de trabalho e impulsionar o ecossistema de inovação nas universidades.

O edital já está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pode ser acessado no link http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/application/editais e as inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho. As IES, professores e alunos interessados em participar da nova rodada devem acessar o edital e seguir as orientações de inscrições. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: contato.vuei@desenvolvimento.mg.gov.br ou no telefone (31) 3915-5060.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Divinópolis, Luiz Ângelo, falou sobre a importância do projeto e no impacto que ele causará. “É muito importante para nós apoiarmos programas como o Vuei, que trabalha em rede para fomento à cultura da inovação e do empreendedorismo nas universidades. Acredito que o programa renderá inovações importantes para o Estado de Minas Gerais e para todo o país,” relatou.

Projeto Vuei

O Vuei é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e promove, desde 2020, a aproximação entre o mercado e a academia, estimula a criação de negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES. Além disso, ele desperta o protagonismo, a autonomia e a pró-atividade de alunos da graduação e pós-graduação e aumenta o número de professores com conhecimento de metodologias de ensino do empreendedorismo.

Na prática, cada instituição de ensino inscrita no projeto forma um time de professores e alunos universitários que trabalha em rede para fomento à cultura de inovação e empreendedorismo nas universidades. Este auxilio acontece a partir da organização de eventos como: hackathons, palestras, workshops e atividades como a criação de liga de empreendedorismo, disciplinas, implementação de TCCs voltado para o mercado, entre outras.

Durante todas as etapas do programa, os envolvidos possuirão suporte da equipe Vuei, por meio de mentorias, capacitações e auxílio à formação de parcerias para promoção do desenvolvimento desses ecossistemas universitários de empreendedorismo e inovação.