22 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Divinópolis participa da Missão Porto Digital em Recife
A Prefeitura de Divinópolis, através de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) e da Secretaria de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), participou nos dias 20 e 21 de junho, da Missão Porto Digital em Recife – Pernambuco.

Essa missão foi de iniciativa do Sebrae para conectar os setores ao Porto Digital que tem como estratégia criar um melhor ambiente de inovação e empreendedorismo, principalmente nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e de economia criativa do país. Participaram também dessa iniciativa empresas de base tecnológica, instituições de ensino e poder publico de Divinópolis e Formiga.

A viagem teve como objetivo a participação de reuniões com empreendedores, empresas e organizações do ecossistema do Porto Digital (considerando o próprio Núcleo de Gestão do Parque Tecnológico-NGPD) que tem como foco a articulação com a diversidade de setores da quádrupla hélice: organizações sociais, aliada a universidade, governo e empresas do ecossistema local de inovação da capital pernambucana. Tais conexões permitiram grande benchmarking, e através disso, será possível gerar avanços em Divinópolis na área de inovação.

De acordo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo, com essa missão será possível aumentar a eficiência do estímulo a projetos de inovação e desenvolvimento de startups. “Durante a viagem houve grande troca de experiências, compartilhamento de ideias e projetos desenvolvidos na cidade de Recife, com demonstração dos casos de sucesso, com busca de parcerias e integração entre os ecossistemas”, acrescentou.

O secretário de Administração, Thiago Nunes, também comentou o tema. “A Prefeitura Municipal está aberta para se alinhar com o ecossistema de inovação municipal, estatual e federal, para que dessa forma, se desenvolva uma cultura de inovação na cidade”, concluiu.

Sobre o Porto Digital

Criado no ano 2000, o Porto Digital surgiu com o objetivo de ser uma política pública para o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação em Pernambuco. Foi criada uma Organização Social, o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), para administrar o parque tecnológico e trazer investimentos e negócios até a região.

O Porto Digital abriga hoje 300 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação, Economia Criativa e Tecnologias Para Cidades. O parque conta com três incubadoras de empresas, duas aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, uma instituição de ensino superior, o C.E.S.A.R, além de diversas representações governamentais.