A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na manhã de hoje (14/6), ocorreu uma capacitação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS) da zona rural do município, sobre o uso do aplicativo e-SUS território, para cadastro familiar e individual no sistema de informação e-SUS.
Estiveram presentes, aproximadamente, 11 agentes das UAPS (Unidades de Atenção Primária à Saúde): Quilombo, Djalma Dutra, Buritis e Jardinópolis, além das supervisoras das unidades Quilombo/Djalma Dutra e Buritis.
A capacitação foi ofertada pelos facilitadores, Simone Cassiano, referência técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS); Valter Murilo, gerente de unidade e Bruno Reis, consultor de TI.
Serão disponibilizados tablets para todos os ACS capacitados. Com esta nova ferramenta, a coleta de dados será otimizada devido à agilidade no processo de trabalho, bem como a garantia de fidelidade dos dados que serão coletados no domicilio.
Além disso, os profissionais terão mais conforto para o trabalho, e evitarão retrabalho já que os dados coletados serão sincronizados diretamente com a base de dados do sistema de informação e-SUS.
Este processo de trabalho é de suma importância para o financiamento das equipes das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como para identificação dos usuários e garantia de assistência aos mesmos. A partir do cadastro de várias condicionantes dos indivíduos são identificadas e podem ser usadas para tratar e prevenir doenças.