06 JUN 2022
Representantes de Divinópolis participam do “Compete Minas”

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Divinópolis (Semdes), participou do Compete Minas, evento realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte. Ação inclui a abertura de dois editais, no valor total de R$ 100 milhões, para apoiar projetos em inovadores em empresas, cooperativas, startups e instituições de ciência e tecnologia (ICTs).

A primeira linha, intitulada Empresas, disponibilizará R$ 50 milhões para que empresas, cooperativas e startups desenvolvam projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições. Poderão ser inscritos projetos de empresas que faturem até R$ 300 milhões por ano, sendo o valor máximo por projeto variável de acordo com o porte da organização. Empresas que faturem até R$ 16 milhões poderão requerer até R$ 200 mil e as demais irão poder requerer até R$ 1 milhão.

Já a segunda, a Linha Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia, prevê o aporte de R$ 50 milhões para que universidades públicas e privadas realizem projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado. Para projetos que tiverem como parceiras empresas que faturem até R$ 16 milhões, poderão ser requeridos até R$ 200 mil. Já para aqueles que tenham parceria com empresas que faturam entre R$ 16 milhões e R$ 300 milhões, o valor requerido é de até R$ 2 milhões por projeto.

A coordenadora de Apoio ao Empreendedor, Heloísa Colares, comentou a participação no evento. “A participação da prefeitura no lançamento do Compete Minas foi muito importante pois o programa será capaz de desenvolver ainda mais Divinópolis na área da inovação. Sabemos que, para que as empresas de Divinópolis continuem competitivas em nível nacional e internacional, a ciência, a tecnologia e a inovação são fundamentais”, destacou.

As empresas, cooperativas, startups e ICTs interessadas podem entrar em contato com a Semdes pelo telefone 3229-8130 e acessar o link onde o edital será lançado em breve e que tem todas as informações: http://www.fapemig.br/pt/ .