A Prefeitura de Divinópolis, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), participou, durante os dias 25 e 26 de maio, do Festival Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que ocorreu de forma online.
Durante o festival, foram criados ambientes de interlocução entre governos, setor privado, universidades e sociedade civil para co-produzir soluções e buscar novas formas de trabalhar, resolver problemas e gerar impacto coletivo onde a Prefeitura teve a oportunidade de participar das trilhas de soluções, trilhas mão na massa, entrevistas e cafés temáticos.
As trilhas de soluções foram conversas francas sobre soluções concretas implementadas para um grande desafio público sobre sustentabilidade. As trilhas mão na massa foram experiências onde houve a oportunidade de vivenciar a resolução de um problema na prática.
Durante as entrevistas grandes nomes da mídia pautam temas atuais para reflexões e troca de ideias. Já os cafés temáticos foram encontros dinâmicos com rápidas apresentações de ideias, experiências ou publicações com espaços de trocas entre os participantes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo, apontou os pontos de destaque que o festival buscou promover. “O Festival ODS buscou acima de tudo discutir sobre o crescimento econômico de forma sustentável, a produção de energia limpa e sustentável, a indústria, inovação e infraestrutura, a redução das desigualdades e ações contra a mudança global do clima, assuntos esse, de extrema relevância para o desenvolvimento de todas as cidades”, pontuou.
Sobre o Festival
O Festival ODS é uma experiência imersiva para estimular soluções para resolver problemas complexos e mostrar caminhos viáveis para a sustentabilidade no Brasil, que fazem parte da chamada “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU).
A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.