30 MAI 2022
Semusa realiza capacitações para profissionais de saúde no mês de maio
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre as capacitações que aconteceram para os profissionais da atenção primária à saúde, no mês de maio.

As ações foram organizadas pela diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, e pela referência técnica, Simone Cassiano Ventura. Tais capacitações tiveram como objetivo a melhoria do processo de trabalho, bem como a aquisição de novos saberes para auxiliar na assistência diária.

Os eventos ocorreram nos dias 17, 19, 20 e 27 de maio e tratavam sobre: saúde do idoso, organização do processo de trabalho e sobre cuidados dos pés aos diabéticos. Para Simone Cassiano, “estes momentos de nivelamento dos saberes e aquisição de novos conhecimentos são muito importantes para que toda a rede de atenção primária possa trabalhar de forma coesa e com maior resolutividade para os usuários,” explica.

Eventos

A primeira das capacitações aconteceu no dia 17 de maio para os profissionais das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e da Atenção Básica (Nasf-AB), que atuam em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o tema: “Avaliação multiprofissional na saúde do idoso”. Esta capacitação aconteceu no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e teve como facilitadoras as professoras Flávia e Kellen da Universidade Federal de São João del-Rei. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes.

A segunda capacitação aconteceu no da 19 para os supervisores das unidades de saúde. Nesse evento, foram discutidos sobre a organização do processo de trabalho nas unidades de saúde, ministrada pelo professor Daniel Cortez e aconteceu em uma sala nas dependências da Universidade Federal de São João del-Rei. Estiveram presentes 20 pessoas.

Para finalizar o mês, o último evento teve a participação de 204 agentes comunitários de saúde (ACS) e foi realizado no salão verde da faculdade Pitágoras, com a temática: “Abordagem dos agentes aos pacientes diabéticos sobre cuidado com o pé”. Essa capacitação foi dividida em dois momentos sendo nos dias 20 e 27 de maio, ministrado também pelo professor Daniel Cortez.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024