A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que na última terça-feira (24/5), ocorreu o encerramento do grupo “Melhor Peso” da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jusa Paraíso.
O grupo foi um projeto piloto com foco em emagrecimento e hábitos de vida saudáveis, e teve duração de 60 dias. O encerramento contou com a presença de 20 participantes, que puderam compartilhar suas experiências através de uma terapia comunitária integrativa, oferecida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) “Da Loucura a Ciência” da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ).
O grupo contou com encontros quinzenais liderados pelo médico da unidade, Willian Bueno, que ressaltou a experiência do grupo de forma positiva. Para ele, “os grupos são uma excelente maneira de aproximar a população da unidade de saúde para juntos alcançarem melhores resultados no que se refere à saúde da população. Trocas de experiências são peças fundamentais para a consolidação de um grupo sólido capaz de cumprir suas metas e objetivos”, pontuou.
A gerente da equipe na unidade, Telma Alves Pinto, reforça que no próximo mês, a ESF Jusa Paraíso irá se reunir para formular como as atividades para a segunda edição do grupo, com base das experiências adquiridas nesta primeira edição. Em breve as inscrições estarão abertas e toda a população será convidada a conhecer o projeto.
Depoimentos de participantes do grupo:
A costureira, Priscila Araújo, destaca sua perda de peso durante o grupo. “Emagreci 2,5kg em dois meses do projeto. Mas o que me deixou feliz e entusiasmada foi que minha glicemia está sendo controlada, pois sou diabética e faço uso de insulina e vários medicamentos”.
“Eu gostei muito das reuniões e da dieta. Que voltemos a nos reunir novamente. Tive um aprendizado grande. Que nós seguimos firme no que aprendemos”, pontua Sirleida da Silva, do lar.
Selma relata sua felicidade e recomenda o grupo, “estou mais consciente e batalhando, pois não é fácil emagrecer e apenas remédio não cura a gente. Para mim foi muito especial e importante. Gostei muito e não pode acabar”.
“Participar do projeto me ajudou muito, perdi quase 3kg e 4cm de circunferência abdominal. Me sinto bem fisicamente e com mais disposição. Foi muito importante também contar com a ajuda da psicóloga Suellen e dos demais profissionais que nos apoiou com dicas de alimentos nocivos à saúde e também o pessoal da ajuda humanitária” ressaltou a costureira, Elizabeth Resende.