A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando atividades referentes à “Semana da Luta Antimanicomial” nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, Caps ad III, e Capsi SRT.
Foi realizada ontem (18/5) a ação “Caminhando pela Arte”, que partiu da sede do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) e foi até a Praça da Catedral. A caminhada iniciou às 13h e contou com a presença dos usuários, alunos das universidades UFSJ, Pitágoras, UNA, Uemg e de cursos do Senai e do Cecom, familiares e colaboradores dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.
O Caps Ad promoveu uma oficina de cartazes nos dias 12 e 16 de maio. A proposta da atividade foi confeccionar os cartazes para “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, e com isso, conscientizar os usuários sobre os serviços em saúde mental atualmente.
Segundo Lorena Marina Salatiel, terapeuta ocupacional, “este tipo de atividade faz com que os usuários tenham uma percepção melhor do seu tratamento, da importância do trabalho em equipe. Além de estimular a criatividade e conscientizar sobre seus direitos e protagonismo, para combater o preconceito em torno das pessoas em sofrimento mental e daqueles decorrentes do uso de álcool e outras drogas”, destacou.
Na terça-feira (17/5) a ação foi uma contação de histórias, na sede do Caps Ad, com a presente de aproximadamente 30 pessoas. As atividades foram conduzidas pela contadora de histórias Denise Mendes Arantes Bicalho, da Boutique do Livro.
O enfermeiro, Cleverson Humberto de Sousa, destacou o quão gratificante é, para profissionais de saúde, poder participar dos movimentos da luta antimanicomial. “saber que essas pessoas, que têm um sofrimento mental, não precisam estar trancafiadas dentro de um manicômio, nos conforta muito. A luta tem que ser diária e contínua, principalmente para mostrar para a sociedade que essas pessoas existem e que o sofrimento mental hoje faz parte do cotidiano de muitas famílias”, destacou.
Desde 1987, o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” comemorado no Brasil, no dia 18 de maio é marcado por manifestações, por todo o país, em favor de um cuidado em saúde mental mais humanizado e vinculado a preceitos de justiça social, de liberdade, de direito e de cidadania.
Próximas atividades da campanha:
Amanhã (20/5) alunos da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), promoverão o “Café com Loucura”, na Praça Candidés, localizada junto à ponte do bairro Niteroi, das 13h às 16h. O evento terá apoio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que realizará testes rápidos de hepatite e infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Fechando as atividades, acontecerá uma visita ao Instituto Inhotim, no dia 29 de maio, às 8h30, na sede do Caps Ad. A visita terá a participação dos assistidos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, Caps ad III, e Capsi SRT e acompanhada pelos profissionais destas instituições.